yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

De Líderes para Líderes: Lee Ellis

O poder da influência

*Por Lee Ellis

Fico impressionado com a frequência em que pessoas jovens me perguntam “Como um líder consegue influência?” ou “Como posso influenciar as pessoas?”. Essa habilidade parece ser uma questão importante para muitas pessoas. Então, vamos discuti-la sob a perspectiva da liderança honrosa.

Poder e autoridade vs. relacionamentos

O papel crucial da influência nas relações vai ao encontro da consultoria sobre liderança e da experiência em treinamento de minha empresa. Nós entrevistamos milhares de líderes fortes e poderosos para identificar a característica do melhor líder na visão deles. Em mais de 70% das ocasiões, eles deram como resposta atributos orientados a relações, e não orientados a resultados, ao poder ou à autoridade.

Quando a lista de resposta compartilhada pelas pessoas na sala é verificada, quase sempre esses líderes altamente orientados a resultados se surpreendem quando percebem que as relações – e não o poder – os levaram aos seus melhores líderes.

“Millennials” e a tática do poder

Essa ideia está na minha cabeça porque recentemente passei um bom tempo com alguns jovens líderes em uma das academias militares dos Estados Unidos, quando eu fiz uma apresentação, parecida com aquelas para o TEDx, sobre como liderar e desenvolver “Millenials”.

Você já deve ter notado, como eu notei, que as gerações mais jovens não ficam tão impressionadas com o poder, a posição ou o prestígio dos seus líderes. E isso não deve nos surpreender. Eles cresceram com um tratamento muito mais igualitário do que qualquer geração da nossa história e provavelmente de toda a história do mundo. Tendo passado grande parte da minha vida adulta no serviço militar, percebi que a deferência ao poder geralmente não está presente no repertório das gerações mais jovens. Por outro lado, eles parecem famintos por relações genuínas, em que eles se sintam valorizados e importantes. Mas não são apenas eles que têm essa necessidade.

Um grande obstáculo para o sucesso

As conexões interpessoais é uma necessidade da natureza humana em todas as suas gerações, e isso é um real obstáculo para líderes poderosos que não compreendem esse fato. Acredito que isso seja um dos maiores problemas no ambiente de trabalho nos dias de hoje. Considere as seguintes estatísticas:

  • 70% dos norte-americanos não chegam ao trabalho dispostos a fazer o seu melhor;
  • 52% não estão comprometidos com o trabalho;
  • 18% são deliberadamente descomprometidos.

Qual é o grande problema com a falta de comprometimento do funcionário? Considere esta pequena lista: perda de energia, falta de empenho e de comprometimento, falta de responsabilidade, clientes mal servidos, equipes em descompasso, insatisfação no ambiente de trabalho e alta rotatividade.

O ingrediente que falta é ter uma boa relação com o supervisor imediato. Quando as pessoas não se sentem comprometidas, o problema são as relações.

Construindo uma nova cultura de comprometimento

Então, o que líderes honrosos podem fazer para construir relações e aumentar o comprometimento dos funcionários?

  1. Ver todas as pessoas como especiais e talentosas para fazerem contribuições singulares e necessárias para o ambiente de trabalho.
  2. Externar a sua confiança nos outros e ajudá-los a ver o seu potencial de fazer grandes contribuições por meio do seu talento.
  3. Ajudar os funcionários a desenvolver os seus talentos e colocá-los em funções em que eles possam obter um sucesso ainda maior.
  4. Conectar com o coração dos funcionários ao reconhecer os seus esforços e contribuições. Todos querem se sentir úteis, valorizados e ver que estão fazendo contribuições significativas.
  5. Escutar as ideias dos funcionários e colocá-las em prática quando possível. Todos querem ser ouvidos. Para muitos de nós, escutar os outros é um sacrifício. Temos que nos esforçar para nos concentrar e realmente ouvir o que a outra pessoa está compartilhando. Contudo, a recompensa é enorme se uma relação for criada.

Recentemente, o guru da liderança Ken Blanchard expressou isso de uma forma muito simples: “A chave para uma liderança de sucesso nos dias de hoje é a influência, não a autoridade.” Como um líder honroso, assuma o compromisso de construir engajamento e relacionamentos saudáveis, enquanto conquista resultados. Isso honra a outra pessoa e assegura a sua liderança de sucesso no longo prazo.

*Lee Ellis é presidente da Leadership Freedom, consultoria especializada em desenvolvimento de líderes e equipes das empresas listadas na Fortune 500.

Conteúdos

Relacionados

Prêmio Executivo de Valor 2017

Prêmio Executivo de Valor 2017

Liderar mudanças em tempos difíceis e saber minimizar perdas...
Artigo: cultura e vida profissional

Artigo: cultura e vida profissional

Museu? Nem pensar. Não gosto de coisa velha! *Por...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.