yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Como lidar com a promoção e liderar bem seus colegas?

Virei chefe dos meus colegas. E agora, que postura adotar?

O sucesso pode e deve ser alcançado, é preciso adotar postura receptiva, escuta ativa, solicitar e dar feedbacks, pedir ajuda aos mais experientes tanto aos subordinados como ao seu chefe imediato, ou outras pessoas de sua confiança, além disso, é preciso desenvolver a arte de delegar.

Por Adriana Prates

As empresas buscam cada dia mais aproveitar os seus talentos internos, portanto, nada é mais natural dizer que os processos de sucessão estão na “ordem do dia”. Tornar-se chefe dos colegas é uma importante questão, afinal o tipo de convivência que vocês tinham antes era diferente, sem hierarquias, sem barreiras, provavelmente vocês também eram confidentes, muitas vezes até questionavam o comportamento do chefe anterior. Nessa equipe é possível que houvesse colegas que você se afeiçoava mais outros nem tanto. Após a sua promoção muitos ficaram satisfeitos outros não. Alguns te julgaram merecedor, outros nem tanto, são várias as nuances dessa mudança.

Adriana Prates é CEO da Dasein.

Existem dois fatos importantes a serem considerados nesse momento. O primeiro diz respeito a você ter sido escolhido para assumir a posição de liderança de uma equipe, mostrando que algo o fez se diferenciar dos demais. O segundo fato é que você preocupa-se com essa promoção uma vez que nos trouxe o seu questionamento, o que mostra o seu cuidado, sua preocupação em fazer dessa oportunidade um evento marcante em sua vida e na vida da equipe.

Alguns cuidados precisam ser tomados, uma vez que o fato de ser promovido não significa que você está pronto, mas que tem condições de desenvolver-se para tal cargo. Essa consciência de que há um caminho a ser percorrido, habilidades a serem desenvolvidas e que a maioria destas habilidades serão aperfeiçoadas na medida em que a sua vivência quotidiana for apresentando cenários novos e processos decisórios mais complexos, que exigirão de você uma nova postura diante das situações, solução de problemas e administração de conflitos.

Inicialmente é preciso manter tudo aquilo que você e sua equipe já possuíam de bom, sejam o clima, a parceria ou objetivos em comum. Posteriormente observar as reações e críticas naturais que essa equipe fará inicialmente relacionado ao seu modelo de gestão que estará em desenvolvimento.

O sucesso pode e deve ser alcançado, é preciso adotar postura receptiva, escuta ativa, solicitar e dar feedbacks, pedir ajuda aos mais experientes tanto aos subordinados como ao seu chefe imediato, ou outras pessoas de sua confiança, alem disso, é preciso desenvolver a arte de delegar.

A delegação eficaz é inerente ao novo cargo, para tanto é necessário observar, selecionar quais atribuições serão delegadas, analisar quem está habilitado ou quem precisará ser habilitado para assumir novas responsabilidades tendo em vista aspectos como: relevância das tarefas, complexidade, urgência e criticidade, pois uma delegação guiada pela visão multidisciplinar poderá enriquecer bastante a sua área.

A sua mudança de cargo afetará toda a estrutura da equipe e essa condição precisa ser bem planejada. Um estilo de liderança bem-sucedido se constrói baseado na relação de confiança, transparência e competência na condução das pessoas, afinal todos podem sair ganhando com isso.

Evite isolar-se, afastar-se, “agir como sabe tudo”, seja também um líder aprendiz desse capítulo de sua história. Atuando nessa direção a equipe perceberá rapidamente que está diante de alguém em quem realmente se possa confiar. E quanto aos resultados? Apenas conseqüência de um modelo de gestão baseado nas pessoas e suas inúmeras subjetividades e possibilidades.

Conteúdos

Relacionados

Dasein na Você S/A

Dasein na Você S/A

Deixar a disputa de lado e investir em uma...
Crônica: Sou o viajante que sou

Crônica: Sou o viajante que sou

“Um viajante merece ser reverenciado. Sua profissão é o...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.