yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Ensinamentos da natureza e da cultura para a carreira executiva

“Estar próximo à natureza é uma forma de reconexão
com o meio e com nós mesmos”

 

Um bate-papo com a  apresentadora da CNN Brasil Daniela Filomeno

 

Ela é especialista em descobrir lugares surpreendentes e partilhar culturas, tradições culinárias e belezas naturais que vão de paisagens bucólicas aos horizontes mais exuberantes do mundo. Daniela Filomeno – jornalista, apresentadora e fundadora da revista eletrônica Viagem & Gastronomia, hoje exibida na CNN Brasil – é considerada uma das maiores especialistas deste segmento no Brasil. São mais de 60 países visitados, cerca de 3 mil reportagens sobre viagens em uma trajetória profissional que começou aos 17 anos.

Daniela está à frente de um grande cânion no Rio Grande do Sul, Brasil

À frente do Viagem e Gastronomia, na CNN Brasil, Daniela Filomeno visita roteiros nada triviais como Cambará do Sul (RS).

Segundo ela, a paixão por novas experiências, por estabelecer uma conexão com a natureza, com pessoas e culturas vem de cedo. “Desde muito jovem já era apaixonada por viajar. Meus pais sempre priorizaram viagens para estar em família, conhecer novas culturas, ter experiências que pudessem nos enriquecer como pessoas. Comecei a trabalhar muito jovem já com foco de juntar o meu dinheiro para poder explorar o mundo.”

Hoje, ela destaca, “tenho certeza que cada um dos mais de 60 países que tive a oportunidade de visitar contribuíram para minha formação como ser humano. E o que me move é um combinado de paixões: pelas histórias, pelas riquezas culturais e gastronômicas e o desvendar de cada particularidade desses lugares.”

Um jeito de ampliar a criatividade e a inovação

Para Filomeno, viajar não é cumprir apenas uma lista dos pontos turísticos e sim viver na essência e com intensidade a experiência local, os costumes, a gastronomia de cada canto. “Viajar é transformador”, ela diz. Quanto mais uma pessoa mantém contato com culturas e pessoas fora de sua bolha, mais inovadora e criativa ela pode se tornar.

“Cada lugar tem uma peculiaridade, uma história e um sabor diferente. Quem viaja expande horizontes, conhece novas pessoas e culturas. Em viagens saímos da zona de conforto da nossa casa, trabalho e rotina, vivendo experiências e promovendo aprendizados para toda a vida”, sublinha.

Além dos roteiros nada triviais, a inovação e a criatividade estão em diversos aspectos do “CNN Viagem & Gastronomia”. O programa tem uma presença notável no digital, está simultaneamente na TV, no YouTube e redes sociais com imagens de altíssima qualidade. O portal do programa oferece não só registros sobre os locais explorados, mas notícias e dicas relacionadas a viagens, culinária, cultura e um sofisticado sistema de busca, com indicações especiais em “delivery” e “receitas”.

Outra novidade é um conteúdo imersivo, com as melhores experiências de viagens e restaurantes no modelo do “stories” do Instagram e dicas de especialistas nas principais cidades do Brasil que vão contar “onde os chefs comem e os bartenders bebem”.

Conexão com a natureza

Não é novidade que estamos cada vez mais distantes da natureza, já que a maioria da população vive e trabalha em grandes centros urbanos. Some-se a isso a avalanche de informações que lidamos diariamente, a pressão por prazos e resultados. O contato com a natureza vai exatamente na linha oposta, ao propiciar calma, ao convidar para um respiro necessário. Segundo Daniela Filomeno, vivemos em um mundo muito acelerado, onde as informações transitam em uma velocidade jamais sentida. “Esse cenário mudou nossas a relações com os lugares e alterou nossos hábitos culturais. Estar próximo a natureza é uma forma de reconexão com o meio e com nós mesmos. A natureza é revigorante. Quando posso, sempre priorizo destinos cercados de ecoturismo.”

Aprender com cada dificuldade

A iniciativa de transformar desafios em lições proveitosas é uma atitude presente no percurso profissional de Daniela Filomeno. “Sem dúvida, tirei muitas lições e aprendi em cada dificuldade que com persistência, garra e muito trabalho, conseguimos alcançar bons resultados e nossos objetivos”, diz. Ela completa: “não é fácil, mas como mulher que trabalha desde 17 anos de idade, me orgulho muito em poder contribuir com o turismo nacional e internacional e levar às pessoas informações sobre viagem e gastronomia com qualidade e muita dedicação.”

 

 

Conteúdos

Relacionados

“DNA do Comportamento de Liderança”

“DNA do Comportamento de Liderança”

Parceiro exclusivo da Dasein no Brasil, Lee Ellis acaba...
Ontem trainee, hoje um grande líder

Ontem trainee, hoje um grande líder

A vontade de assumir responsabilidades começou no colégio, época...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.