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IA como aliada da inclusão

Potencializar o presente com tecnologia para promover a igualdade racial e fortalecer a ancestralidade

 

*Por Luana Génot

Esse texto não foi criado por uma inteligência artificial, mas foi revisado por uma.

Preciso começar o texto dessa maneira para que você que está lendo já comece a entender um ponto muito importante nesse diálogo: a inteligência artificial não vai substituir a criatividade humana, mas pode ajudar e muito naquele processo que sua equipe perde um tempinho precioso. Parece óbvio, eu sei. Mas, eu sou do time que afirma que “o óbvio precisa ser dito”.

Falar que inteligência artificial se tornou o tema central de discussões de diversas áreas de atuação não é novidade, em algumas bolhas pode, inclusive, soar como uma informação óbvia. Mas, será que a sua empresa já faz parte dessa bolha?

De acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, esse bolha está aumentando cada vez mais. Isso porque, em 2024, 72% das empresas no mundo já usam a IA para alguma finalidade que ajude nos negócios. A nível de curiosidade, em 2023, eram 55% das empresas, um aumento e tanto.

A inteligência artificial tem sido adotada para aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisões, personalizar a experiência do cliente ou reduzir custos operacionais. E pode muito mais, como contribuir para as ações de diversidade, equidade e inclusão. Foi pensando nisso que o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) criou a Deb, primeira inteligência artificial do mundo dedicada a questões étnico-raciais.

Ao lado da Deb, falo mais sobre as principais formas de usar a inteligência artificial nos negócios. Veja bem:

1.Processamento de dados e automação

A inteligência artificial pode automatizar tarefas repetitivas e administrativas, liberando tempo para os funcionários focarem em atividades mais estratégicas. Além disso, algoritmos de IA podem processar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa, auxiliando na tomada de decisões informadas.

2.Tomada de decisões

Utilizando técnicas de “machine learning”, as empresas podem prever tendências de mercado, comportamento do consumidor e identificar oportunidades de negócio. Integrar essa ferramenta ao BI pode ajudar ainda a interpretar dados complexos e fornecer insights acionáveis

3.Personalização e experiência do cliente

A IA melhora o atendimento ao cliente por meio de assistentes virtuais e chatbots que oferecem suporte 24/7. Além disso, ainda pode ajudar a criar recomendações personalizadas. Empresas como Amazon e Netflix usam inteligência artificial para recomendar produtos e conteúdos com base no histórico e nas preferências do usuário.

4.Segurança e detecção de fraudes

Ao identificar padrões de comportamento atípicos, a inteligência artificial alerta para potenciais ameaças cibernéticas em tempo real. Para empresas que trabalham com dados sensíveis, pode ser uma grande ajuda.

5.Marketing e vendas

A IA pode ser usada também para analisar tendências de mercado e comportamento do consumidor para criar campanhas de marketing mais eficazes.Em alguns casos, também pode ajudar na automatização dos processos de vendas, desde a geração de leads até o fechamento de negócios.

6.Diversidade, inclusão e equidade

Como falei lá em cima, criamos a Deb (@chamaadeb), inteligência artificial criada para tirar dúvidas sobre a pauta étnico-racial e esclarecer informações sobre o tema. Ela cria um espaço seguro de diálogo, educação, insights, acolhimento e reporte de racismo e assédio para apoiar em várias outras frentes que a organização precisa para desenvolver processos. A Deb está disponível como um plug in que empresas podem usar em seus sistemas contando que a IA será constantemente treinada por quem é especialista no assunto.

Usar a inteligência artificial como ferramenta para potencializar seu ambiente de trabalho não só é possível como vai se tornar necessário dentro de pouco tempo. Aliar isso a talentos diversos, investimentos, abertura de oportunidades e acessos, pode gerar ainda mais efetividade ao negócio. Sua empresa está preparada?

 

Luana Génot é CEO do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira e referência no país na aceleração da igualdade racial.

 

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