yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Líderes honrosos e postura corajosa

Embora hoje em dia pareça faltar honra e responsabilidade em nossa cultura global, escolho acreditar que a maioria das pessoas com quem me encontro tem um bom caráter e vão agir com ética. Você concorda comigo?

Curiosamente, entretanto, quando fui voluntário por três anos em um programa de reabilitação prisional, constatei que quase todos os detentos acreditavam ter um bom caráter. Normalmente, eles se justificavam dizendo que eram vítimas de falsas acusações feitas por competidores, inimigos políticos ou por alguma negligência do sistema judiciário.

Caráter

“Caráter” parece simples, mas você já parou para pensar o que isso realmente significa? Nos campos de concentração do Vietnã, tínhamos um Código Militar de Conduta para nos guiar. Ele era simples e bem eficaz. Seguindo esse mesmo modelo, eu e minha equipe construímos o Código de Honra – sete comportamentos que compõem a nossa definição de bom caráter. Eles são bem práticos e, equivocadamente, aparentam ser fáceis.

  1. Diga a verdade;
  2. Trate os outros com respeito;
  3. Mantenha a sua palavra e os seus compromissos;
  4. Seja ético;
  5. Aja com responsabilidade e responda pelos seus atos;
  6. Seja corajoso;
  7. Pratique os seus valores.

Se você for honesto consigo mesmo, vai admitir que isso não é fácil. Nenhum de nós é capaz de manter todos esses princípios durante o tempo todo. Geralmente as violações do nosso caráter se dão através do orgulho, da ganância e da raiva – por trás dessas emoções, provavelmente encontrará dúvidas e medos.

Coragem

A forma de superar essas dúvidas e medos é definir o que está em jogo, o que é honroso, e, então, agir com coragem para fazer a escolha certa. E quando percebermos que estamos nos desviando, devemos ter coragem para retomar o nosso curso.

Se precisar tomar uma decisão difícil ou se perceber que acabou de cometer um erro, teste a sua coragem: mergulhe na dor das suas dúvidas e medos para saber se o que você sabe é de fato correto, mesmo quando não parecer natural ou seguro.

Comprometimento

Temos que reconhecer que batalhar pela nossa honra significa lutar contra parte da nossa natureza humana. É por isso que devemos constantemente reajustar o nosso foco para o nosso verdadeiro norte. A minha fé espiritual também desempenha um papel importante (um dos principais comportamentos do Código de Honra). Tenho o compromisso de viver de uma maneira que honre a Deus. Somente posso fazer isso quando confio nele para obter os resultados.

A nossa fé pode nos dar resiliência e comprometimento para mantermos a retidão do nosso caráter e para atendermos o nosso chamado primordial – que é o de divulgar e representar Deus na Terra.

Tomando uma postura

A nossa cultura está carente de honra e precisa desesperadamente de pessoas que tenham coragem e responsabilidade. Para isso, é preciso exercer liderança honrosa, com líderes que vão à frente e dão exemplos. Ninguém é capaz de fazer isso com perfeição. Nós (e principalmente as gerações mais jovens) buscamos o líder autêntico, cuja postura é sempre do lado da honra, que assume riscos, que admite quando comete erros e rapidamente retoma o caminho certo.

E você? É um guardião do seu caráter com um código de honra? Você é capaz de agir com coragem para vencer as suas dúvidas e medos? Você está de fato comprometido a lutar todos os dias para o crescimento do seu caráter e do seu senso de fazer o que é certo? Eu acredito que você é capaz e não precisará fazer isso sozinho.

*Lee Ellis é presidente da Leadership Freedom e atua com executivos das empresas Fortune 500 nas áreas de contratação, formação de equipe, desempenho e planos de sucessão. 

Conteúdos

Relacionados

Dasein convida: Luciana Vianello

Dasein convida: Luciana Vianello

A polarização dentro dos nossos muros é insolúvel?  ...
3 min de leitura

Inspire-se com Paulo Ângelo C. de Souza

“O profissional de finanças precisa ser obcecado por conhecimento”...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.