yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

25 anos Dasein: entrevista com Adriana Prates

Há 25 anos promovendo conexões sólidas e resultados superiores

Em mercados cada vez mais voláteis, são raras as empresas que conseguem alcançar uma década de existência. Que dirá 25 anos. Solidez nas entregas e resultados que superam expectativas. Responsabilidade com cada detalhe. Conexão com o futuro, antecipando tendências. Esses valores ajudam a explicar não só a longevidade da Dasein, mas o seu crescente reconhecimento como uma dos escritórios mais importantes de executive search do Brasil – foram mais de 9 mil cargos executivos preenchidos, considerando somente os últimos 14 anos, com uma taxa de acerto de 99%.  A seguir, acompanhe uma entrevista sobre os principais marcos desta trajetória com a fundadora e CEO da Dasein, Adriana Prates.

Estar ao lado dos melhores do mundo (como membros AESC), ter um profundo conhecimento de mercado (fundamental para antecipação de tendências), uma rede de relacionamentos consolidada com executivos de alto nível, metodologias avançadas e exclusivas. Esses são alguns dos fatores que contribuíram para a solidez de uma empresa que completa 25 anos. Além desses fatores, quais são as outras vantagens competitivas da Dasein?

A seriedade e a lucidez ao assumir os projetos. Nossas taxas de acerto são de 99% nos últimos 14 anos nos casos de Executive Search, que são mais de 9 mil cargos preenchidos nesse período. Em quase 65 mil casos de assessment, registramos 98% de eficácia em termos de precisão. Além disso, temos 100% de satisfação dos clientes que participam dos programas de coaching, mentoria e advisoring. É algo que dá muito trabalho, mas traz enorme senso de realização. Por trás de números de excelência tão impactantes tem uma equipe efetivamente conectada e comprometida em fazer o melhor.

Adriana Prates é fundadora e CEO da Dasein, além de conselheira AESC para as Américas.

Pensando no caminho percorrido ao longo dos 25 anos, quais foram os diferenciais que fizeram da Dasein uma das melhores empresas de executive search e mentoria de lideranças?

Percebemos que em termos de tecnologia e até em alguns métodos, muitas empresas são similares. O que diferencia a Dasein são os atributos de obstinação, resiliência, disciplina, inquietação, criatividade e atualização constante. Às vezes precisamos criar mercados que ainda não existem. O pioneirismo foi e continua sendo uma das nossas marcas. A humildade para assumir erros e corrigir rapidamente quando necessário é algo que também nos ajuda muito. Além da originalidade que nos coloca em posição de vanguarda. Somos naturalmente sensemakers. Sempre lemos os cenários com muita antecedência e nos antecipamos a eles, trazendo as novidades em primeira mão.

Em tempos digitais, ferramentas tecnológicas ou até mesmo o Linkedin vêm sendo usadas por grandes empresas na busca por talentos para cargos estratégicos. Até que ponto essa prática pode representar um risco para o negócio como um todo quando utilizadas por profissionais que não são especialistas?

Errar pequeno pode trazer um mal estar, mas errar grande pode quebrar uma empresa. Lidar com cargos estratégicos é trabalho para especialistas sêniores. A tecnologia pode sim apoiar em alguma parte do processo, o que é mais mecânico; mas daí a apresentar executivos que vão combinar cultura, estratégia, perfil de competências, estilo de personalidade, valores, momento de vida, dentre outros, somente para consultorias e consultores altamente qualificados.

A garantia de sigilo é pré-requisito na atuação da Dasein, assim como a segurança de dados – um dos principais temas do momento. Fale mais sobre isso.

Somos extremamente rigorosos nesse quesito. A AESC, principal associação global do setor, regulamenta as práticas ligadas a cybersecurity que devemos adotar, dentro das exigências internacionais. Não se consegue fazer um trabalho para a alta gestão sem assegurar essa proteção de dados e contar com provedores e especialistas em proteção de dados que nos apoiam a realizar um adequado plano de segurança da informação.

Nossas taxas de acerto são de 99% nos últimos 14 anos nos casos de executive search, que são mais de 9 mil cargos preenchidos nesse período. Em quase 65 mil casos de assessment, registramos 98% de eficácia em termos de precisão. Além disso, temos 100% de satisfação dos clientes que participam dos programas de coaching, mentoria e advisoring.

Inclusão/diversidade, propósito social, conexões com as novas tecnologias e a geração de novíssimos profissionais, investimento em bem estar (saúde física e mental) são as prioridades mais comentadas entre as grandes empresas para os próximos anos. Além desses temas (que foram bastante discutidos nos últimos tempos), o que é essencial para empresas que querem estar à frente da concorrência?

Temos visto a necessidade das empresas terem programas de sustentabilidade bem sólidos. Grandes negócios viram ruínas em poucos dias quando se descobre algum envolvimento da empresa com o trabalho infantil, condições impróprias para o trabalho ou a ausência de uma medida prática de preservação do meio ambiente.

Outra tendência forte é admitir a necessidade de cuidar dos profissionais com algum tipo de doença mental, sobretudo as doenças mentais que foram catalisadas no próprio ambiente de trabalho. O tabu ao se falar de uma depressão de um executivo tem reduzido bastante e a empresa tem compreendido que é preciso cuidar do ser integral para que ela possa contar com pessoas saudáveis física e mentalmente.

Quais as metas da Dasein para o futuro?

Até 2021, teremos já em funcionamento a Dasein digital, que irá oferecer novos serviços que vão transformar a experiência do nosso cliente. Vamos conseguir ao mesmo tempo ser profundos, autorais, porém com uma capacidade de processamento amplamente maior, fornecendo ao cliente, baseado nos históricos que temos deles, probabilidades e previsões de alta confiabilidade que os apoiarão ainda mais a decidir com segurança quando o tema envolver a gestão de pessoas em toda a cadeia.

A Fundação Dasein nasce oficialmente este ano com a finalidade de apoiar gratuitamente as pessoas a descobrirem em qualquer idade as suas reais vocações e a criarem planos para realizarem as suas metas de vida.
Daremos continuidade no apoio à arte e à cultura como meio de revigorar profissionais que estão trabalhando em sua capacidade máxima e precisam de uma pausa para pensar.
Criaremos uma linha de podcasts, ligada a dicas de carreira pela visão dos headhunters, passando aos interessados o “pulo do gato” a fim de conquistar o emprego dos sonhos.
Faremos eventos com grupos pequenos de pessoas que têm interesse genuíno em trocar umas com as outras o que aprenderam sobre a vida. É a Dasein fazendo a parte dela, na busca por um mundo melhor.

Conteúdos

Relacionados

Medo no trabalho

Medo no trabalho

Mais comum do que se imagina, principalmente em tempos...
AESC Global Executive Talent Outlook 2017 Summary Report

AESC Global Executive Talent Outlook 2017 Summary Report

The worldwide Association of Executive Search and Leadership Consultants...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.