yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Garimpo cultural: especial férias

O perigo de uma história única

Como criamos referências ou ideias sobre outros povos e culturas? Essa é uma das questões levantadas pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie em uma das palestras mais acessadas no TED Talk. Recentemente esse conteúdo ganhou novas perspectivas com o livro “O perigo de uma história única”, que amplia a reflexão sobre a necessidade de diálogo entre as culturas. Para a autora, o conhecimento é construído de várias maneiras e quanto mais diversas forem as nossas fontes de informação, mais completa será nossa compreensão sobre o outro.

Bravo! Podcast

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos culturais do país e ainda ouvir análises bem fundamentadas sobre as obras? O “Bravo! Podcast” é uma ótima opção. Com formatos que variam de 20 minutos a 1 hora, a equipe da revista Bravo! se reúne semanalmente para dividir com os ouvintes olhares inovadores sobre literatura, cinema, séries, teatro, música e artes plásticas. Além de informação de primeira, não falta descontração e bom humor.

 

Futuro distópico ou real?

Taí uma boa pergunta sobre a trama da série inglesa “Years and Years”. Futurista, mas com uma dose considerável de realismo, a produção aborda as próximas décadas da era 2020 a partir da perspectiva da família Lyons, núcleo que reúne pessoas de gerações e visões de mundo distintas. Realizada pela HBO, a produção levanta discussões interessantes e necessárias sobre tecnologia, mercado de trabalho, política e mazelas sociais, como a questão da imigração.

 

Man Ray no Brasil

Sumidade da fotografia surrealista mundial, o artista americano Man Ray ganha, no CCBB Belo Horizonte, retrospectiva em exposição inédita no Brasil. São 255 obras que abarcam duas vertentes: fotografia como instrumento de reprodução da realidade e técnicas experimentais, com superposições e solarizações criadas em laboratório. A mostra “Man Ray em Paris”, que traz ainda recordações pessoais, como registros de seu convívio com Picasso e André Breton, fica em cartaz até 17 de fevereiro de 2020. A entrada é gratuita.

Conteúdos

Relacionados

Poema: Retalhos

Poema: Retalhos

Algumas vezes me refreio de pensar Nas memórias de...
Dasein na Você S/A

Dasein na Você S/A

Deixar a disputa de lado e investir em uma...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.