yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Cultura e conhecimento

Da estante para a TV

O primeiro volume da obra “Amiga Genial”, escrita por Elena Ferrante (um dos maiores e mais misteriosos fenômenos da literatura internacional contemporânea) vai virar série de TV pela HBO em parceria com a produtora italiana Rai Fiction. A atração, dirigida por Saverio Costanzo, foi tirada da chamada “tetralogia napolitana”, série que narra a história de duas amigas da periferia de Nápoles, Lenù e Lila, escrita pela primeira após o desaparecimento da segunda. As cenas iniciais estão sendo gravadas em Caserta (Itália). Ao todo, serão quatro temporadas de oito episódios, uma para cada livro. A própria Ferrante, que se mantém anônima até hoje, contribui para o roteiro do projeto.  A expectativa é que a estreia ocorra ainda este ano.

Arte na capa

Você é daqueles que mesmo na era do streaming aprecia uma capa de disco de qualidade? O projeto Cover Art Archive também é assim. Ele disponibiliza imagens de capas de álbuns e singles ao público de forma organizada e conveniente. A iniciativa é uma parceira entre o site de metadados de música MusicBrainz e o arquivo de conteúdo online Internet Archive (maior repositório de conteúdo digital online em operação). As imagens presentes na plataforma podem ser baixadas em formato jpeg de tamanhos diferentes. Os nomes dos artistas e lançamentos têm link para suas respectivas páginas no MusicBrainz. Segundo contagem dos organizadores, são 800 mil capas catalogadas até agora, das décadas de 1950 até 2018. Acesse e confira seu repertório favorito!

Questões sobre o paraíso

Pela primeira vez, a britânica Cecily Brown, que emergiu nos anos 90 e hoje é uma das pintoras mais celebradas internacionalmente, traz obras para o Brasil. Com “Se o Paraíso Fosse Assim Tão Bom”, a pintora é tema de exposição no Instituto Tomie Ohtake (SP), até 27 de maio. Simultâneo à mostra de Paulo Pasta, com curadoria de Paulo Miyada, Cecily apresenta um conjunto de dez pinturas e oito desenhos carregados de cores intensas e que transitam entre o concreto e o abstrato. A artista se inspira em nomes como Bosch, Michelangelo e Jan Brueghel para instigar reflexões sobre o paraíso. Se você é da cidade ou tem viagem marcada para a capital paulista, vale a pena a visita!

100% literatura

Gosta de literatura e ainda aprecia ler os tradicionais jornais impressos? Então está na hora de conhecer o “Rascunho”, jornal de literatura mais importante do Brasil. 100% dedicado à área e independente, a publicação traz ensaios, resenhas, entrevistas e textos de ficção – contos, poesias, crônicas, trechos de romances -, com a participação de nomes como Affonso Romano de Sant’Anna, Alberto Mussa, José Castello, Fernando Monteiro, João Cezar de Castro Rocha, Nelson de Oliveira, Raimundo Carrero e Tércia Montenegro. São mais de dezessete anos de história somado a 208 edições. Aventure-se nessa produção literária!

 

Conteúdos

Relacionados

Na crise, executivos não perdem o foco e investem na própria qualificação

Na crise, executivos não perdem o foco e investem na própria qualificação

As incertezas geradas pela crise não estão intimidando os...
Você é um profissional desejado pelas empresas?

Você é um profissional desejado pelas empresas?

Ainda é muito recente o despertar dos profissionais para...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.