yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Como manter sua influência?

Em novo artigo, Lee Ellis compartilha quatro dicas para manter a influência de sua liderança honrosa

 

Você está em uma situação de trabalho em que os contornos de sua atividade ou de sua decisão não sejam necessariamente irregulares ou inapropriados, mas podem ser interpretados equivocadamente e serem considerados uma transgressão. O que você faz? Vai adiante e assume as consequências ou evita a dúvida sobre a inadequação de sua conduta?

Já percebi no passado que bons líderes que tomam decisões sem as devidas e adequadas diligências e abordagens podem prejudicar a sua influência e a sua carreira por um longo tempo. Essa sutil habilidade deve ser debatida, e nós veremos alguns exemplos abaixo.

Caminho escorregadio

Notícias recentes nos Estados Unidos relatam que outro prefeito está sendo investigado por corrupção, por conceder bônus excessivos aos funcionários da prefeitura. O veredicto final está pendente, mas mesmo a aparência de corrupção poderia ter sido mitigada nessa situação.

Outra notícia nos Estados Unidos informa que um governador foi acusado de irregularidades éticas e legais, com informações mais recentes de que ele assumiu ter cometido algumas, enquanto outras estão sendo investigadas.

Quantas vezes ouvimos histórias como essas em vários setores da indústria e de órgãos públicos em todo o mundo? Se houver espaço para o poder, o prazer ou o prestígio, nos entregaremos facilmente aos nossos desejos humanos mais básicos e nos desviaremos do caminho? Além disso, o cidadão comum, o empregado ou a testemunha se sensibilizam cada vez menos com a questão e ficam com um sentimento de frustração e de perda de confiança.

Olhando para dentro

Enquanto nós regularmente escutamos e vemos histórias de outras pessoas em situações antiéticas, o passo mais importante é nos examinarmos em primeiro lugar. Se não podemos controlar o comportamento ou as ações do outro, nós podemos ter controle sobre as nossas ações e decisões pessoais. Mas quais são os caminhos possíveis para que nos mantenhamos sob controle?

4 dicas práticas

Independentemente do tipo de trabalho que realiza, você pode evitar com sucesso a aparência de irregularidades e manter intacta a sua influência e reputação honrosa. Com base na minha experiência em coaching executivo com funcionários e clientes, apresento as quatro dicas práticas que você pode aplicar imediatamente:

1. Seja realista

Oportunidades surgirão para você se desviar do caminho de tomar a decisão correta (ou a aparência da decisão certa). Seja realista, espere que elas apareçam e aceite a nossa vulnerabilidade humana.

2. Esteja preparado

Você está realmente comprometido com a liderança honrosa? Se sim, como? Esclareça seus padrões e compromissos pessoais. Se você precisar de algumas diretrizes, faça o download do Código de Honra gratuito (www.leadingwithhonor.com/code) que milhares de líderes usaram para estabelecer as suas proteções pessoais.

3. Faça parte de uma comunidade

Obter apoio e se responsabilizar perante os outros faz parte da tomada diária de decisões sábias. Especificamente, recomendo um acordo de responsabilização do modelo “positivo x punitivo”, no qual todos se beneficiam mutuamente.

Seja corajoso

Estabeleça limites e não tenha medo de tomar decisões difíceis. Pense a longo prazo – e não a curto prazo – quando essas situações surgirem. Obtenha uma cópia do cartão gratuito “Courage Challenge Card” (www.leadingwithhonor.com/courage) para ajudá-lo ao longo do caminho.

A essência do caráter

Eu essencialmente descrevi neste artigo que a sua vida pessoal e profissional devem se basear em um ter um bom caráter. A aparência de irregularidades é apenas um sintoma de um problema de caráter potencialmente mais profundo. E é muito difícil voltar atrás e reparar quando decisões ruins são tomadas.

*Lee Ellis é presidente do Leadership Freedom.

Conteúdos

Relacionados

Medo no trabalho

Medo no trabalho

Mais comum do que se imagina, principalmente em tempos...

Dasein na Mídia: Entrevista Rádio Itatiaia

Em entrevista à rádio Itatiaia, a CEO da Dasein,...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.