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Entrevista com Alberto Miranda, chairman da EMA Partners

“O principal stakeholder de qualquer empresa é o capital humano”

 

Nos últimos anos testemunhamos o poder que empresas globais têm de influenciar boas práticas de gestão, novos hábitos e mudanças na sociedade. Mas o que estaria por trás dessas organizações? As lideranças certas. São elas que conduzem as mais importantes transformações em culturas e equipes, que questionam o “status quo” e que, muitas vezes, geram mudanças tão significativas em suas organizações que inspiram boa parte do mundo.

E nada disso seria possível sem a escolha precisa desses executivos. É exatamente nesse bastidor que atua a EMA Partners, um dos principais grupos do mundo na área de executive search e desenvolvimento de líderes. No centro de sua atuação, está a avaliação, o recrutamento e desenvolvimento de talentos capazes e preparados para guiar um mundo em redefinição.

Para abordar em detalhes do trabalho da EMA e seu lançamento no Brasil, por meio da união com a Dasein, entrevistamos Alberto Miranda, chairman da empresa e um dos principais nomes do executive search do mundo.

Alberto Miranda é chairman do grupo global EMA Partners.

Com 30 anos de atuação e mais de 40 escritórios no mundo, a EMA Partners é considerada um dos principais grupos globais de executive search e mentoria de lideranças. Como a experiência da EMA, somada à expertise da Dasein, vai contribuir para a evolução de empresas e lideranças no mercado brasileiro?

Fundada em 1988, a EMA Partners construiu uma forte reputação. Somos conhecidos por garantir soluções de talento a diferentes tipos de empresas. O Brasil é um mercado importante para nós devido ao seu potencial e à sua liderança na região. Estamos certos de que a experiência da Dasein nos ajudará a aumentar as sinergias com outros parceiros na América Latina e em todo o mundo.

Segundo a pesquisa Leadership for the decade of action, realizada pelo Pacto Global da ONU, 92% dos CEOs de empresas globais acreditam que a sustentabilidade é um fator crítico para o sucesso dos negócios. No entanto, apenas 48% atuam nesse sentido. O que é necessário para que a sustentabilidade saia do discurso e se transforme em ações práticas? E como os trabalhos de executive search e mentoria de lideranças podem auxiliar nesse processo?

A sustentabilidade já é uma prioridade em todas as empresas líderes. Certamente há muito o que fazer e as organizações estão ansiosas para alavancar estratégias neste sentido. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar da terra. Sustentabilidade é falar de economia circular para aproveitar ao máximo os recursos materiais de que dispomos. Sustentabilidade também é cuidar dos principais stakeholders. E, por favor, não se esqueça que o principal stakeholder de qualquer empresa é o capital humano. Muitas vezes concentramos os nossos esforços em slogans fáceis e esquecemos que cuidar da nossa equipe, cuidar do nosso pessoal, é a nossa primeira responsabilidade.

Diante da ascensão da agenda ESG, o estilo de liderança sustentável e humanizada ganha, a cada dia, mais peso nas empresas brasileiras. Considerada uma tendência global, o senhor observa os ganhos que empresas de outros países têm com esse estilo de liderança? Quais exemplos poderia compartilhar com os nossos executivos?

Falar de liderança nos mercados globais é falar de diversidade. O capital humano é enriquecido com gestores que acrescentam experiência internacional. As empresas estão à procura de talento internacional. As fronteiras desaparecem quando se fala de talento. Há uma clara necessidade de uma liderança inclusiva, aberta a diferentes experiências profissionais em diferentes ambientes. A flexibilidade e a capacidade de gerir a incerteza é um imperativo. As condições de mercado mudam facilmente e precisamos de gestores que possam conduzir equipes nesses cenários.

Contar com lideranças diversas, incluindo mulheres, pessoas negras e outras minorias, é uma meta nas principais empresas do mundo. No Brasil não é diferente, mas devido a problemas sociais históricos, não é simples trazer ao processo seletivo do alto escalão profissionais aptos e que representem as minorias. De que maneira a nova parceria entre a Dasein e a EMA Partners pode trazer ganhos às empresas nesse sentido?

Ajudar as empresas a aumentarem o seu talento é uma das nossas responsabilidades. Nós realmente acreditamos na diversidade. Tentamos identificar os talentos mais qualificados, procurando-os e avaliando-os sem metodologias tendenciosas. Este é o caminho, embora algumas vezes os nossos clientes não tenham a mesma visão e não tenham a mesma abordagem. Não importa a idade, a nacionalidade, a cor ou o sexo biológico, tentamos nos concentrar no talento. Tão simples e, muitas vezes, tão difícil.

Estrategista do setor de executive search, o senhor é reconhecido internacionalmente por sua competência. Conte um pouco sobre a sua trajetória profissional, ensinamentos e desafios que foram importantes para alcançar o topo da EMA Partners.

Tenho mais de vinte e cinco anos de experiência em executive search. Os meus mentores foram membros fundadores da EMA Partners em 1988. Sou membro do Comitê Executivo do grupo desde 2010 e presidente mundial desde 2017. Tento servir a minha firma da melhor maneira possível. Aprendi muito com os meus colegas. A paciência, o otimismo e o foco nos negócios são cruciais. Aprimorei a minha capacidade de ouvir outros pontos de vista, enriquecendo, dessa forma, a minha própria visão.

Somos realmente uma organização diversa, com culturas e experiências diferentes, atuamos em mercados diferentes, somos formados por homens, mulheres, jovens talentos e profissionais experientes. Organização diversa que partilha valores comuns como o compromisso, a honestidade e a excelência. E um último ponto muito importante para mim e que eu diria para todos: tente ter prazer e leveza com o seu papel. Se não for capaz de fazer isso, talvez você precise de uma mudança!

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