yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

À frente do seu tempo: a trajetória pioneira da Cimsal na produção brasileira da iguaria flor de sal

A Cimsal – Comércio e Indústria de Moagem e Refinação Santa Cecília Ltda., indústria salineira fundada em 1974, possui Matriz em Areia Branca/RN, e filiais em Mossoró (RN), Fortaleza (CE) e São Bernardo do Campo (SP). Seu principal objetivo é a produção, extração, moagem e refino do sal marinho.

O parque industrial é formado pelas salinas Pedrinhas e Uirapuru. Que além da atividade de produção e extração de sal marinho por evaporação solar, está estruturado com modernos processos de refino e moagem do produto sal, para atender a diversos segmentos de mercado consumidor, em especial: alimentação humana, animal e indústria química.

Com uma área de produção de aproximadamente 3.000 hectares, a Cimsal está entre as cinco maiores empresas produtoras de sal por evaporação solar do Brasil. Alcançando uma produção de mais de 600 mil toneladas de sal por ano, o que faz dela uma empresa de referência nacional.

No ano de 2003 tomamos conhecimento da existência da produção de flor de sal no na cidade de Guérande, no sul da França. Adquirimos o produto importado como amostra que chegou na forma de flocos delicados e irregulares, que desmanchavam na boca com sabor e aroma jamais encontrado em qualquer outro tipo de sal. Ao provarmos, descobrimos também que pela sua leveza a flor de sal destinava-se ainda à finalização de pratos. A partir daí resolvemos assumir o risco e investir na produção da flor de sal. Conhecemos as comunas de Guérande, onde adquirimos o conhecimento e as técnicas de produção, e aplicamos em uma área dentro da Cimsal. Foram mais de dois anos analisando tecnicamente o produto até que o mesmo atingisse o grau de qualidade.

Entramos no mercado em um momento que a gastronomia brasileira ainda carecia de produtos especiais que somente eram produzidos em outros países. No início foi bastante delicado, pois encaramos situações adversas a nossa capacidade de produzir uma iguaria igual ou a altura de um importado. Foi quando uma revista de gastronomia de renome nacional reuniu um grupo dos melhores chefs de cozinha do Brasil para realizar degustação “às cegas” com a flor de sal de vários países, o resultado, a nossa consagrou-se a melhor.

Utilizando técnicas das salinas francesas, os raros cristais são cuidadosamente coletados manualmente em períodos específicos nas superfícies das salinas e secados naturalmente ao sol, constituindo um produto natural da mais alta qualidade. Após o processo de colheita os cristais são envazados manualmente pelas artesãs e comercializados.

Muito sol, brisa suave, baixa umidade e proximidade com o Oceano Atlântico, são condições climáticas e geológicas específicas para a precipitação da flor de sal Cimsal.

O teor de sódio, o principal componente do sal (cloreto de sódio), é, contudo, relativamente mais baixo pela presença em sua composição dos outros elementos, onde se destacam o cálcio e o magnésio, que também se precipitam junto com o cloreto de sódio nas superfícies das águas das salinas e agem como um realçador de sabor natural nos alimentos, tornando-se também uma alternativa aos adeptos da vida saudável.

Por tratar-se de um item bastante cobiçado por chefs e profissionais da culinária, a iguaria está presente em redes de supermercados, empórios, delicatessens, postos de conveniência, lojas de produtos naturais e até em farmácias. Atualmente exportamos para os Estados Unidos e alguns países da Europa.

*Por Roberto de Freitas – gerente de marketing da salina Cimsal

Conteúdos

Relacionados

Tudo vale a pena quando a escrita é plena

Tudo vale a pena quando a escrita é plena

O poeta, quando não conhece a palavra, é mais...
“O legado de Beethoven” é tema de concerto patrocinado pela Dasein

“O legado de Beethoven” é tema de concerto patrocinado pela Dasein

No dia 17 de dezembro, às 20:30h, na Sala...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.