yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Olhares sobre um mundo em transição

Como integrante do Conselho da Association of Executive Search Consultants (AESC) responsável pelas Américas, estive recentemente em Chicago (EUA), para acompanhar o “Boutique and Independent Firm Forum” – evento internacional promovido pela associação. Como de praxe, o encontro nos deu a oportunidade de compartilhar com os melhores escritórios independentes do mundo valiosas tendências globais para o segmento. Tendências que apontam para um aumento dos serviços de consultoria especializada, preparação e suporte aos líderes para que eles possam efetivamente contribuir para o crescimento da empresa e equipe. Esses serviços vão oferecer soluções completas, o que envolve a melhoria das competências comportamentais e novas habilidades técnicas e digitais que o deixarão mais confortáveis para lidar com um mundo em transição, com desafios de maior complexidade.

Diante de várias experiências multiculturais, um ponto que me chamou atenção é a importância da inclusão. Mais que uma forte tendência, ela é uma realidade. As empresas estão mais preocupadas com a integração de profissionais vindo de diferentes culturas, expectativas e opiniões. O incremento de ações que fortaleçam a liderança feminina, permitindo que as mulheres possam chegar ao topo e as apoiando nas questões familiares a fim de que elas consigam equilibrar carreira e a educação dos filhos. Gerenciar de forma personalizada tendo em vista as necessidades de cada grupo fará com que a diversidade seja representada nas corporações de forma consistente. Empresas com essa politica de gestão de pessoas terão mais habilidade de atrair e reter os melhores talentos.

Também me atraíram as discussões sobre a ausência de fronteiras, a mobilidade e a necessidade da atuação conjunta com parceiros de peso em outros países. Juntos podemos somar experiências que aumentem o grau de eficiência dos nossos serviços e excelência operacional. Destaco ainda a volta do pragmatismo e maior valorização dos especialistas. Executivos com mestrado e doutorado têm tido uma forte valorização por parte das empresas que estão na fase de estudos de viabilidade econômica e exploração, fase que antecede o início de uma operação mais complexa.

Profissionais dos Estados Unidos, Canadá e América Latina compartilharam experiências que ressaltam a importância de conciliar toda uma cadeia que envolve organização, educação executiva, tecnologia,  relação com o meio ambiente e a sociedade. Consumidores informados aumentam seu grau de exigência e querem entender mais os processos, as origens da matéria prima, se a empresa respeita a cadeia de fornecedores. Pesquisas apontaram que quando as empresas se concentram em crescer de forma sustentável, investindo em tecnologia que reduza os danos ambientais, demonstram maior prosperidade e longevidade.

A Dasein corrobora com esses valores. Nascemos com o firme propósito de participar das transformações da sociedade e temos um papel importante ao apoiar os principais tomadores de decisão nas organizações. Entendemos a necessidade de estimulá-los a considerar todos esses aspectos globais, multiculturais, ajudando-os a conciliar a rentabilidade com a contribuição que a empresa tem para a sociedade.

*Por Adriana Prates – presidente da Dasein Executive Search  e integrante do Conselho da AESC responsável pelas Américas.

Conteúdos

Relacionados

O Verso Inverso com Adriana Prates

O Verso Inverso com Adriana Prates

Nos meus devaneios posso até imaginar A imagem singela...
Olhares sobre um mundo em transição

Olhares sobre um mundo em transição

Como integrante do Conselho da Association of Executive Search...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.