yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

“Quando acontecer um problema isso nada mais é do que a oportunidade de você orientar alguém sobre os caminhos certos a serem seguidos”

Se um bom líder é aquele que inspira sua equipe a fazer mais e melhor, que sabe lidar e acima de tudo respeitar as diferenças entre as pessoas e faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa buscando sempre os melhores resultados, o mineiro Paulo Misk, presidente da Largo Resources Brasil – primeira mineradora de Vanádio das Américas – é um exemplo.

Desenvolvendo uma carreira de sucesso ao longo de 30 anos de trajetória profissional, a paixão de Misk pela mineração surgiu ainda criança estimulada, sobretudo, pela admiração que tinha pelo pai também minerador. Passou por várias empresas como a MBR Mineração, Magnesita e AngloAmerican até chegar em abril deste ano a presidência da Largo Resources. Além da visão para os negócios e a capacidade de alcançar importantes feitos a grande motivação desse líder está na relação de confiança que tem criado com sua equipe baseada em valores e propósito.

Se na profissão Paulo Misk busca fazer o melhor na vida pessoal não poderia ser diferente e isso fica evidente ao se emocionar algumas vezes nesta entrevista quando o assunto tratou de sua família e amigos.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o nosso entrevistado? Então não deixe de acompanhar abaixo o descontraído bate-papo que tivemos com Misk. Com certeza este profissional tem muito a compartilhar e nos inspirar.

Quais aspectos o senhor apontaria como sendo os mais importantes da sua vida pessoal e profissional?

Pessoalmente começo com o meu casamento. A cerimônia, ver minha esposa entrar na igreja é algo que me emociona até hoje. Depois o nascimento dos meus gêmeos João e Pedro. E se eu tiver que falar em um terceiro momento ele acontece há 22 anos em minha vida que é a convivência com minha família. Temos uma relação de amizade, de pai x filho – que é o de colocar limites e educar – mas, acima de tudo, nos gostamos muito.

Quanto ao lado profissional sou uma pessoa que adora trabalhar. No final do expediente as pessoas costumam falar que ainda estou animado, sorrindo, mas porque eu realmente gosto do que faço. Nesses 30 anos de profissão posso afirmar que não foram as homenagens e premiações recebidas que me marcaram e sim as relações construídas com as pessoas de todas as equipes com as quais tive a oportunidade de conviver.

Facilidade para identificar oportunidades, grande capacidade de liderança, de conduzir mudanças para alcançar resultados sustentáveis. Essas são algumas caraterísticas importantes de sua caminhada profissional. Quais outras competências e habilidades o senhor recomendaria para executivos que desejam alcançar o sucesso na carreira?

Todas essas características apontadas me ajudaram muito a obter resultados e a ter sucesso nas experiências que tive. Mas, talvez, o essencial não seja isso. Para quem deseja ser um bom líder as três principais habilidades que considero importantes são:

  1. Propósito | O propósito começa pelos valores e precisamos ter isso bem claro, ou seja, saber quais valores norteiam aquela equipe e principalmente os valores compartilhados por ela. Você tem que fazer exatamente aquilo que fala e não apenas colocar seus valores na parede. O bom líder tem que ter a capacidade de alinhar os propósitos da empresa com os propósitos individuais de cada membro de sua equipe, afinal cada ser tem seus sonhos e desejos na vida. Se ele não tiver essa habilidade não irá conseguir inspirar ninguém. Costumo dizer que as pessoas tem um potencial muito maior do que a gente imagina. E cabe ao líder descobrir isso, desafiar as pessoas e tirá-las de sua zona de conforto. Quem faz a empresa acontecer, quem tem a postura para resolver problemas são as pessoas. Aí dou um conselho que também serve muito para a vida pessoal: o problema nada mais é do que a oportunidade de você orientar alguém, de mostrar a ela os caminhos certos a serem seguidos.
  2. Visão | É preciso saber aonde se quer chegar.  O líder tem que conhecer seus pontos fortes e fracos porque a partir disso ele consegue identificar o gap que tem e estabelecer uma estratégia.
  3. Humildade | A humildade é muito pouco falada e por isso gosto de destacá-la. A pessoa que atua em um importante cargo de liderança não pode esquecer nunca que ela não é melhor que ninguém. Todos que fazem parte da equipe merecem o mesmo respeito e não existe uma função mais importante que a outra.
Como o senhor gerencia seu tempo no trabalho? Qual tarefa merece mais dedicação?

Tenho uma grande dificuldade para gerenciar meu tempo, porque procuro me dedicar muito naquilo que me proponho a fazer. Quando eu começo a conversar com uma determinada pessoa na equipe, por exemplo, eu gosto de investir tempo naquela relação. Hoje temos uma demanda muito grande de informação e os retornos precisam ser rápidos e com isso acabo deixando de ter a prontidão que muitos gostariam que eu tivesse. Tento me concentrar ao máximo naquilo que considero mais relevante, as pessoas e aquelas outras questões que são essenciais para o resultado. Trabalhar sozinho pode não ser fácil, mas colocar todos de uma equipe trabalhando em sintonia, com a mesma filosofia e foco é muito mais desafiador.

E como o senhor administra o tempo para a evolução pessoal, estudo, leituras e a prática de atividades físicas?

Eu procuro equilibrar isso, mas o fato de trabalhar na Bahia atrapalha um pouco. Jogo tênis, mas lá não tem quadra para a prática do esporte. Por outro lado, descobri na região o pilates. Acho a filosofia fantástica porque você trabalha o equilíbrio, a respiração e o corpo. Também faço RPG, pois acho que tranquiliza o corpo. Durante minhas viagens procuro aproveitar o tempo no avião ou a espera no aeroporto para colocar a leitura em dia. Nos finais de semana convivo com minha família e me dedico 100% a eles.

Como o senhor usa as redes sociais para assuntos pessoais e profissionais?

Eu utilizo as redes sociais e acho ótimo. Profissionalmente utilizo o LinkedIn e procuro mantê-lo atualizado. É uma ferramenta que a cada dia ganha mais espaço e se torna mais importante. Quando meus filhos estavam fazendo intercâmbio usava muito o Facebook para comunicar com eles, mas ultimamente quase não uso, pois considero a ferramenta um espaço de pouca troca.

Pessoalmente utilizo o whatsapp para manter contato com os amigos e familiares. As ferramentas que temos hoje são muito importantes, mas considero necessária uma discussão mais ampla sobre o assunto principalmente no sentido do que as pessoas buscam com isso.

Cite um livro e um filme que o influenciaram ou que foram marcantes em sua vida e conte o porquê dessas escolhas.

Gosto muito de dois livros: “Os pilares da terra”, de Ken Follett e “Xógum – A gloriosa saga do Japão”, de James Clavell.

Na primeira obra o autor procura traçar o painel de um tempo varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural. O segundo título é um romance escrito em 1975 que mostra as dicotomias entre o costume ocidental e a filosofia japonesa que leva muito a sério a dignidade e a honra. É um grande livro de estratégia.

Quanto ao filme sou um grande admirador de “Coração Valente”, estrelado e realizado por Mel Gibson. É um filme inspirador e tem toda uma liderança envolvida e um propósito muito grande, o de combater o bom combate. Além de tratar de questões como honra, dignidade e liberdade.

Quais personalidades o inspiram atualmente?

Papa Francisco – ele é uma grande inspiração porque nos dá uma verdadeira aula de simplicidade. A todo o momento nos ensina a dar valor as coisas que realmente são importantes na vida.

Juiz Sérgio Moro – admiro pela coragem, determinação, inteligência e estratégia que vem conduzindo e combatendo um dos grandes males do Brasil, o do enriquecimento ilícito.

Conteúdos

Relacionados

À frente do seu tempo: a trajetória pioneira da Cimsal na produção brasileira da iguaria flor de sal

À frente do seu tempo: a trajetória pioneira da Cimsal na produção brasileira da iguaria flor de sal

A Cimsal – Comércio e Indústria de Moagem e Refinação...
Inspire-se com Lisiane Lemos

Inspire-se com Lisiane Lemos

“A pessoa precisa olhar para o topo e ver...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.