yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

“Você deve se desenvolver mais rápido que a empresa”

“Se eu tivesse que definir o que mais gosto de fazer, sem sobra de dúvidas, seria trabalhar. Isso me traz felicidade”. Com entusiasmo nos olhos e um largo sorriso, o jovem empresário Matheus Goyas fez essa declaração ao Canal Futura, em entrevista recente. Entusiasta do conhecimento compartilhado, ele começou cedo e aos 13 anos já dava aulas particulares de matemática e física. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a escola Tira Dúvida, que existe até hoje. Pouco depois partiu para um novo setor, no mercado de capitais.

Em 2012 fundou o AppProva, aplicativo que ajuda estudantes a se prepararem ao longo da vida para diversos testes de relevância como o ENEM, OAB, Concursos e ENADE. Hoje o app é a mais completa ferramenta brasileira para melhorar o desempenho de estudantes e já ultrapassou um milhão de usuários em todo país espalhados em todos os estados, por escolas, universidades e cursos preparatórios.

Segundo Matheus Goyas, a meta é oferecer a maior plataforma de provas do mundo. Sim, o objetivo é ambicioso, e não para por aí: o grande sonho do empreendedor é democratizar a educação de qualidade no Brasil. “Democratizar no sentido de oferecer iguais condições de acesso, iguais condições de preparo pra qualquer um, independente da localização geográfica, classe social e nível de acesso à cultura. Só assim vamos conseguir uma sociedade mais justa”, sublinha.

Acompanhe a entrevista e conheça mais sobre o ponto de vista, as escolhas e a rotina desse talentoso empreendedor.

Quais aspectos foram mais marcantes em sua vida pessoal e profissional?

Profissionalmente foi ter começado muito novo a trabalhar e a ter responsabilidades. Isso permitiu ter assumido grandes desafios no mercado financeiro ao lado de pessoas muito experientes e com uma visão maior de mundo, o que me ajudou a pensar em dar passos maiores. Por fim, o contínuo convívio com gente excelente e as inúmeras imersões nos Estados Unidos foram fundamentais para ter minha visão atual.

Do lado pessoal, acho que a oportunidade de ter sido alfabetizado na Espanha e ter cursado a educação básica por lá, graças a uma bolsa do governo que minha mãe recebeu. As amizades que construí ao lado de pessoas fantásticas no Colégio Santo Antônio foram os pontos mais marcantes da minha vida.

Se dedicar ao trabalho além do que pede o script, saber ouvir, ter o espírito inquieto. Essas são características marcantes na vida de lideranças de renome. Você compartilha dessa linha de comportamento? Porque?

Compartilho sim. Minha vida se confunde o tempo inteiro com meu trabalho. As pessoas normalmente não entendem bem a diferença entre entregar muito e trabalhar muito. Não me interessa quantas horas um colaborador trabalha, me interessa quanto de resultado ele entrega.

Quais atitudes você recomendaria para profissionais que desejam alcançar o topo da carreira?

Não acho que seja a pessoa ideal para dar esse tipo de conselho, mas acredito que algumas coisas são bastante importantes:

  1. Você deve se desenvolver mais rápido que a empresa;
  2. Um bom empreendedor, assim como um bom executivo, deve ser necessariamente um bom alocador de recursos (Pessoas e Capital);
  3. Sonhe grande, parece estar batida essa frase, mas é fundamental ter uma visão inacreditável;
  4. Seja pragmático, objetivo e não perca tempo com tolices.
Como você gerencia seu tempo? Na empresa, qual tarefa merece mais dedicação? Há tempo para a evolução pessoal, atividades físicas?

Aprendi que o tempo deve ser gerenciado com mais cuidado que o dinheiro, afinal ele não tem preço. Então sou sistemático com isso, menos até do que deveria. Claramente a gestão do tempo é a tarefa mais difícil para qualquer pessoa.

Hoje acredito que 80% do meu tempo esta alocado em preocupações profissionais. Sei que não é certo. As tarefas que mais me consomem tempo são:

  1. Recrutamento e desenvolvimento de pessoas
  2. Gestão do time de executivos
  3. Desenvolvimento contínuo da visão e da cultura
  4. Relacionamento com Investidores
  5. Sustentabilidade Financeira (Vendas)

Dos 20% restantes eu acredito que boa parte eu gaste diariamente com desenvolvimento pessoal, além de viagens e formações contínuas. O restante eu gasto com as pessoas que fazem diferença na minha vida, seja em jantares, bares, festas ou na quadra de tênis. Atualmente é essa a fatia do meu tempo que eu não me permito “desperdiçar”.

Como você usa as redes sociais? Há uma abordagem diferente entre assuntos pessoais e profissionais?

Sim, utilizo para assuntos pessoais somente o Instagram, onde é bloqueado e somente aceito as pessoas que conheço e gosto. Para assuntos profissionais utilizo o Linkedin e o Facebook.

Cite um livro e um filme que o influenciaram ou que foram marcantes em sua vida.

O filme “Em busca da Felicidade”, de Gabriele Muccino, com o ator Will Smith, conta a história de um pai de família com sérios problemas financeiros, que batalha por oportunidades e não perde a esperança de que dias melhores virão. Gosto dos livros do americano Jim Collins, autor de clássicos como “Good to Great: Empresas feitas para vencer” e “Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies”.

Quais personalidades o inspiram atualmente?

Elon Musk: empreendedor sul-africano à frente da Tesla Motors, da SpaceX e fundador do Paypal.

Jorge Paulo Lemann: empresário brasileiro fundador da 3G Capital, Gera Venture e Innova Capital.

Helio Mesquita: investidor mineiro membro do conselho do fundo Maratona Investimentos

Conteúdos

Relacionados

A liderança autêntica e o desafio da busca pessoal

A liderança autêntica e o desafio da busca pessoal

“Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E...

JORNAL: “EXECUTIVO DE VALOR” PREMIA 23 PRESIDENTES DE EMPRESAS

O prêmio “Executivo de Valor” chega à sua 16ª...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.