Tecnologia e gestão para inserir as pessoas no centro do cuidado
*Por Luiz Adelmo Lodi
Quando analisamos, retrospectivamente, os motivos que poderiam levar um grupo de médicos já estabelecidos no mercado mineiro a aspirar a criação de um complexo hospitalar na segunda década dos anos 2000, em um ambiente já plenamente dominado por instituições maduras, percebemos que apenas uma forte motivação poderia nos ter trazido até aqui.
Atuando no contexto de uma medicina que lida com pacientes muito graves, mas que, em sua maioria, conseguem superar a doença e se curar, às custas de tratamentos de alta complexidade e que trazem um sofrimento intenso, tanto físico quanto emocional, percebemos a importância de que esses indivíduos deveriam ser acolhidos integralmente na sua jornada rumo à superação.
Assim, nasceu o Instituto Orizonti, do Grupo Oncomed, de Belo Horizonte. Há pouco mais de 10 anos, ensejamos um esforço grande na maturação de um projeto audacioso em nossas Minas Gerais, que sempre teve uma história de grande tradição médica no Brasil.
Quando se tem como meta criar uma grande instituição com o objetivo de colocar o paciente no centro do cuidado, em pleno século 21, impõe-se necessariamente uma utilização intensiva de tecnologia. Assim, optamos pela utilização do sistema de ERP mais evoluído disponível no mercado, o sistema Tasy versão HTML 5. Tal tecnologia permite a construção de registros assistenciais bastante estruturados, que propiciam a elaboração de plataformas de Business Intelligence (BIs), que permitem um monitoramento e controle bastante sofisticado dos processos tanto assistenciais quanto operacionais e estratégicos.
O desafio de reunir um grupo grande de profissionais médicos e de equipes multidisciplinares com tão relevante expertise, trazendo tudo isso no bojo de uma cultura de excelência, está calcado no calor humano, no respeito, cooperação, inovação e ética. Quando, após dois anos e meio de vida, percebemos que somos conhecidos e reconhecidos por criar um diferencial de atendimento e uma experiência única para nossos pacientes, inédita no mercado mineiro, percebemos o quão importantes para a nossa sociedade estamos nos tornando.
“Calor humano, respeito, cooperação, inovação e ética são os valores da nossa cultura.”
Dentro desse objetivo, implantamos sistemas bastante inovadores para monitoramento de linhas de cuidado e acompanhamento, em tempo real, de sinais e sintomas de pacientes enfermos, inclusive oncológicos, utilizando recursos de inteligência artificial como, por exemplo, aprendizagem de linguagem natural.
Sob o ponto de vista de tecnologia médica, é necessário ressaltar que a utilização de sistemas robóticos está disseminada, ubiquamente, em nosso meio. Assim, o grande objetivo a ser perseguido, é a aglutinação de equipes com competências extremamente diferenciadas. Tendo como exemplo, a cirurgia robótica de artroplastia do joelho (implantação de prótese total), utilizando o ROSA Knee (sistema robótico da Zimmer Biomet), o Instituto Orizonti já assumiu o segundo lugar do Brasil no quantitativo realizado, com 235 cirurgias, em 14 meses e com resultados clínicos extremamente positivos.
Em relação ao robô Da Vinci (sistema robótico da Intuitive Surgical), em operação há cerca de 18 meses, já foram realizados mais de 570 procedimentos de grande porte, que é um número bastante relevante para uma instituição tão jovem.
Consideramos que, o mais importante disso tudo, é que todas essas iniciativas enumeradas acima, sejam viabilizadas com o foco sempre voltado para os nossos valores. Percebendo que se o que prepondera hoje no mercado da saúde, é uma atividade voltada, exclusivamente, para resultados financeiros, é com imensa satisfação que constata-se que o Grupo Oncomed veio com a missão de fazer diferente.
Para finalizarmos, a criação do Instituto Orizonti, não apenas no sentido da infraestrutura grandiosa implantada aos pés da belíssima Serra do Curral nas Minas Gerais, veio para mudar o panorama da assistência médica em Belo Horizonte e se torna um grande legado para todo o povo mineiro.
*Luiz Adelmo Lodi é médico oncologista, diretor técnico e Chief Medical Officer (CMO) do Instituto Orizonti.