Dasein 30 anos
Sensibilidade, confiança e comprometimento com o ser humano estão na essência da Dasein, de 1995 até os dias de hoje
Para transformar o mundo, as empresas e as pessoas, a razão não basta. É preciso sensibilidade – esse é o princípio que está na base da Dasein EMA Partners Brasil, de 1995 até os dias de hoje. Se muitas coisas mudaram nas últimas três décadas, inclusive a própria Dasein, sua essência permanece a mesma. O comprometimento com o ser humano, em sua singularidade e possibilidades, está na identidade da empresa, desde a sua fundação, quando atuava apenas na grande Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A abordagem humanizada nunca foi circunstancial na Dasein. “Ela está enraizada em nossa atuação que tem como base filosófica o humanismo e o existencialismo”, conta a CEO e fundadora da empresa, Adriana Prates. “Esses alicerces nos orientam continuamente sobre o caminho que devemos seguir, como uma atuação ética, profunda, comprometida com o valor das pessoas. Foi isso que sempre nos permitiu ser não apenas eficazes, rigorosos cientificamente, mas também coerentes com aquilo que acreditamos e com o impacto que queremos gerar no mundo do trabalho.”
O cuidado na conduta de cada processo de seleção, na escuta atenciosa dos profissionais envolvidos, feita sempre com muito carinho, respeito e consideração são atributos fundamentais à empresa e que levam aos grandes acertos em recrutamento executivo, destaca Daniel Rezende, diretor da Dasein. “Nunca selecionamos alguém para ocupar uma cadeira. Estabelecemos uma relação de confiança, uma compreensão sensível dos candidatos e do momento da empresa. Isso envolve, além de aspectos objetivos e científicos, as nuances, as subjetividades do ser humano, a personalização e um olhar para além do currículo.”
Rumo a um novo patamar de atuação
Há 30 anos, enquanto o mercado de executive search em São Paulo começava a se consolidar, em Minas Gerais predominava o recrutamento tradicional, ainda sem técnicas estruturadas ou estratégias voltadas para posições executivas. Não existiam, à época, empresas especializadas em recrutamento de alta gestão no estado.
“No início, atuávamos de forma generalista, tanto em relação aos segmentos atendidos quanto ao tipo e volume das vagas conduzidas. Foi a partir de 1998 que vivemos uma grande virada, com a explosão do setor de tecnologia e telecomunicações. Fomos escolhidos para assessorar a Maxitel (atual TIM) na formação do seu time de talentos, em um cenário completamente novo no Brasil. O desafio era imenso: estávamos lidando com um segmento que praticamente não existia em Minas e mal começava a se estruturar no país. Isso exigiu da Dasein uma profunda evolução técnica e metodológica”, relembra Prates.
A empresa adotou, então, estratégias ousadas de mapeamento e captação, além de inovações na forma de conduzir assessments, passou a oferecer serviços como coaching, mentoring e desenvolvimento de lideranças. A experiência nesse mercado emergente levou o escritório a um novo patamar de atuação: mais precisão, agilidade, escuta refinada e um padrão de qualidade elevado.
Esse movimento de transformação impulsionou a empresa a ampliar a atuação para além da tecnologia, atendendo setores como o automotivo, indústrias diversas e empresas de serviços.
Mais que números, o cuidado com as pessoas
Ao longo da sua história, a Dasein já selecionou aproximadamente 6,5 mil lideranças – profissionais que geraram resultados positivos que vão além de suas empresas. Um legado vivo que impactou e impacta pessoas e o mercado a avançar em temas fundamentais, como diversidade, equidade e inclusão; responsabilidade social e ambiental.
Segundo Rezende, o recrutamento de sucesso, para a Dasein, envolve o longo prazo, não é apenas uma vitória do RH ou da consultoria parceira. “Sucesso para nós significa desenvolvimento sustentável da organização, garantir lideranças engajadas, entregas consistentes e cultura fortalecida em quesitos essenciais para o futuro, como as pautas ESG.”
Além dos executivos que participaram dos processos de seleção conduzidos pela Dasein, a empresa realizou mais de 300 mil assessments e desenvolvimento de cerca de 1.350 líderes para organizações de diferentes setores e portes. Para Adriana Prates, “os números são significativos, mas o que realmente nos orgulha é o cuidado dedicado a cada projeto, a cada pessoa, a cada cliente, parceiro e colaborador. Muitos dos clientes que conquistamos nesse processo permanecem conosco até hoje, o que reforça nosso compromisso com parcerias duradouras, baseadas em confiança, entrega e valor compartilhado.”
“A Dasein é uma parceira estratégica na área de gestão de pessoas, reconhecida pela profundidade e sensibilidade com que enxerga o ser humano. Sua abordagem vai além do convencional, tratando a gestão de pessoas como uma verdadeira arte e reforçando a valorização do nosso bem mais precioso: as pessoas. Em um cenário onde a comoditização dessa disciplina muitas vezes é tentadora, a Dasein se destaca por permanecer fiel à filosofia de que, no universo de negócios, cada pessoa é única e deve ser cuidada de maneira especial. Essa postura nos transmite segurança e confiança, potencializando decisões e resultados para a gestão dos nossos times.”
Felipe Fagundes, vice-presidente de RH Latam, AngloGold Ashanti
Índice elevado de exatidão
Aliar sensibilidade e rigor científico trouxe um resultado louvável para a Dasein e seus clientes: ao longo de três décadas, seu índice de exatidão nas contratações é de 98%. “Mais do que o uso de ferramentas avançadas, checagens criteriosas de referências e metodologias consolidadas, o que sempre nos diferenciou foi a escuta atenta, a leitura refinada dos cenários e uma relação transparente e próxima com cada cliente. Esses elementos são grandes norteadores das nossas entregas e o que garante que cada decisão de contratação esteja profundamente alinhada às necessidades e à cultura da organização”, sublinha Prates.
Para Daniel Rezende, profissionais bem selecionados, que têm aderência real à cultura e domínio técnico, geram resultados sólidos, estão preparados para entregar valor, tomar decisões acertadas e liderar transformações, contribuindo para o crescimento e o desempenho sustentável da empresa. “E quando uma empresa se posiciona como um ambiente onde profissionais crescem, permanecem e entregam resultados consistentes, ela se torna mais atrativa para talentos do mercado. Isso fortalece sua reputação e amplia o acesso a perfis de alto nível. É um ciclo virtuoso.”
Nesses 30 anos, os processos de seleção conduzidos pela Dasein se destacam ainda por identificar profissionais alinhados às expectativas das organizações. “Essa preocupação com o fit cultural nos levou, desde muito cedo, a adotar estratégias mais avançadas e sofisticadas de assessment, com o objetivo de mitigar ao máximo os riscos envolvidos nas contratações de alta gestão. Essa escolha se mostrou decisiva. Investir em uma área de avaliação técnica e comportamental robusta permitiu à Dasein oferecer processos de recrutamento altamente personalizados, que se tornaram referência em qualidade e precisão no Brasil.”
“Ao longo de nossa sólida parceria, que já dura anos, a expertise da Dasein em seleção e hunting tem sido absolutamente crucial para o nosso sucesso. A consultoria não apenas nos auxilia na identificação de profissionais com a prontidão técnica e comportamental necessárias, mas vai além: garante um profundo alinhamento com a nossa cultura e visão de futuro. Suas metodologias de ponta e o rigor em cada etapa do processo seletivo nos proporcionam a segurança de que estamos sempre fazendo as melhores escolhas do mercado. É essa parceria de confiança e excelência que nos permite construir equipes não só sólidas e resilientes, mas também inovadoras e capazes de nos ajudar a moldar o futuro da Samarco.”
Vera Lúcia Silva, gerente geral de pessoas e cultura, Samarco.
Atuação internacional
O mercado de executive search no Brasil percorreu um caminho de profundas transformações ao longo das últimas décadas. De um cenário marcado por recrutamentos informais e redes de relacionamento pessoal, o setor estava evoluindo para um modelo mais estruturado e estratégico. Com a chegada de empresas internacionais, cresceu a demanda por executivos qualificados, com experiência em liderança, fluência em idiomas e perfil alinhado à cultura corporativa global.
O contexto da época somado ao amadurecimento da Dasein mostrou que a atuação nacional não era suficiente para enxergar com clareza as perspectivas globais do mercado de recrutamento executivo. Expandir o olhar e ajustar as entregas a um nível de qualidade internacional foi um movimento decisivo – era chegada a hora de pleitear a certificação internacional.
Em 2010, a Dasein conquistou o reconhecimento da AESC (Association of Executive Search and Leadership Consultants) – principal entidade reguladora global do setor. “Desde então, como membros da associação, mantemos essa chancela de excelência internacional com rigor e responsabilidade. Essa conquista foi, e continua sendo, um marco importante que nos posiciona à frente das tendências, fortalece nossos princípios éticos e nos desafia a evoluir continuamente em nossas práticas”, destaca Prates.
Além de integrar a AESC, a Dasein faz parte, desde 2022, da EMA Global Partners, uma aliança que reúne mais de 40 consultorias especializadas ao redor do mundo. Por meio da colaboração, consultores de diversos países trabalham de forma integrada, com reuniões periódicas e um encontro global estratégico, sempre com o objetivo de alinhar diretrizes e compartilhar conhecimento. “Essa rede nos permite garantir aos nossos clientes, em qualquer região, o mesmo padrão de qualidade que oferecemos na Dasein e, ao mesmo tempo, nos possibilita atuar no Brasil com o respaldo de uma atuação global. É uma via de mão dupla, que amplia horizontes, reforça nossa excelência e fortalece nossa capacidade de gerar valor real e duradouro.”
“A Dasein passou três décadas iluminando o potencial e transformando possibilidades, solidificando seu lugar como uma empresa de “matching” de primeira linha. Ao conectar a cultura da empresa com as aspirações dos candidatos, a consultoria redefiniu a busca de executivos. Para empresas que buscam líderes e candidatos que procuram carreiras gratificantes, recomendo fortemente a Dasein. Parabéns!”
Guilherme Jácome, diretor business development, Brazilian Nickel
Recrutamento executivo: um olhar para o amanhã
Hoje é consenso entre especialistas que contratar líderes errados gera prejuízos milionários às empresas. Todavia, estudo publicado pelo jornal Valor Econômico mostra que a rotatividade entre CEOs nunca foi tão alta – 30 das 82 empresas brasileiras listadas no índice Ibovespa B3 trocaram de liderança, representando 37% do total. Além do prejuízo financeiro, como custos de recrutamento, indenizações e perda de produtividade imediata, essa rotatividade causa danos profundos e difíceis de mensurar.
“A troca constante de liderança compromete o direcionamento estratégico da empresa”, alerta Adriana Prates. Ela explica que cada novo CEO tende a trazer sua própria visão, o que muitas vezes implica mudanças abruptas de rota, descontinuidade de projetos e perda de foco. “Isso desmobiliza as equipes, gera insegurança, enfraquece vínculos de confiança e pode aumentar a rotatividade em outros níveis da organização. A cultura corporativa também sofre, já que ela é moldada pela liderança.”
A imagem da empresa perante o mercado também pode ficar comprometida: investidores, clientes e parceiros passam a enxergar instabilidade e falta de governança, “Por tudo isso, a escolha de um líder não pode se basear apenas em currículo ou desempenho técnico. É preciso sensibilidade para o momento da organização. Investir em um processo de recrutamento executivo não é custo, é proteção e inteligência de longo prazo.”
“A parceria da Rede Brisa de hotéis com a Dasein tem sido fundamental para atrair profissionais comprometidos e capacitados. Essa união fortalece nossa equipe, valoriza o capital humano e reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos nos hotéis da rede. Estamos construindo juntos um futuro de excelência e hospitalidade.”
Ijhiane Amorim, diretora administrativa e financeira, Rede Brisa Hoteis.
Inteligência artificial a serviço da inteligência humana
Quando a Dasein pensa em inovação (o que vai além da automação), o requisito é responsabilidade. Inovar com responsabilidade é tão importante quanto inovar com agilidade. E nem toda mudança faz sentido, pondera Adriana Prates. “É preciso saber discernir o que é passageiro do que realmente agrega valor ao nosso propósito, aos clientes e à sociedade. Buscamos esse equilíbrio respeitando a nossa essência. Por isso, incorporamos inovações tecnológicas, metodológicas e conceituais sempre com um olhar crítico.”
No que diz respeito à inteligência artificial, a Dasein utiliza recursos estratégicos em seus processos com o objetivo de otimizar etapas técnicas como análise de dados, mapeamento de mercado, cruzamento de competências e identificação de padrões comportamentais. “No entanto, fazemos questão de deixar claro: a IA não substitui a escuta ativa, o olhar clínico e a sensibilidade que fazem parte da nossa abordagem humana e personalizada. A tecnologia apoia, mas a decisão continua sendo conduzida com base em julgamento crítico e experiência”.
A Dasein tem desenvolvido projetos de estudo, de forma contínua, relacionados a como a familiaridade e o domínio da IA passaram a ser diferenciais importantes na avaliação de executivos. “Hoje, em muitos setores, espera-se que líderes não apenas conheçam ferramentas de automação, mas saibam aplicá-las para impulsionar inovação, eficiência e vantagem competitiva. Por isso, essa competência já faz parte dos critérios que observamos na seleção de talentos, considerando sempre o contexto, o segmento e o momento da empresa. Na Dasein, acreditamos que o futuro do recrutamento executivo passa por um equilíbrio: inteligência artificial a serviço da inteligência humana.
Por outro lado, a executiva vê com preocupação o uso indiscriminado da IA por áreas de RH em processos seletivos. Delegar a seleção a algoritmos pode levar a vieses, injustiças e perda de talentos com perfis singulares ou menos ‘padronizados’. Processos automatizados demais tendem a desumanizar e a empobrecer o recrutamento. Por isso, defendemos que a tecnologia seja usada com responsabilidade, sempre combinada à escuta, ao diálogo e à compreensão profunda do ser humano.
“A Dasein ainda pequena nos atendeu na AngloGold em projetos relevantes e sempre com grande êxito. Razão pela qual durante o período em que estive na liderança da AGA mantivemos uma longa parceria. Acreditar e construir parcerias sólidas foi o caminho de nosso sucesso e claro adotando toda expertise da Dasein. Parabéns e que continuem esta trajetória destas 3 décadas de valor apoiando cada vez mais as organizações e as pessoas.”
Camilo Farace, diretor-presidente da Fundação Renova.
Marcos da evolução
Em seus 30 anos, a Dasein participou de iniciativas emblemáticas para a economia brasileira ao conduzir processos de seleção executiva para a implementação de novos setores no país e para a expansão de empresas. Conheça alguns destaques:
1998
Seleção executiva de um novo segmento econômico no Brasil: a telefonia celular.
2000
Expansão da atuação para todo o Brasil e estudo para expansão internacional.
2010
Conquista do certificado AESC, associação global que reúne as empresas com as melhores práticas de seleção e desenvolvimento do alto escalão.
2012
Seleção executiva para a implementação do projeto Minas-Rio: um marco da mineração mundial.
2013
Seleção executiva para a construção e expansão de empresas globais, do setor mineral, para todo o Brasil.
2015
Seleção executiva para a expansão de grupos no setor da saúde e turismo para todo o Brasil.
2022
A Dasein passa a integrar a EMA Global Partners, uma aliança que reúne mais de 40 consultorias especializadas ao redor do mundo.