Saber liderar e inspirar pessoas. Essa é uma característica em comum entre os 24 vencedores do prêmio “Executivo de Valor” – considerada a iniciativa mais importante em reconhecimento à atuação de lideranças brasileiras à frente de suas empresas.
Realizada pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a AESC (a principal associação global de executive search e desenvolvimento de líderes), a premiação avaliou diversos critérios entre os executivos indicados, como a capacidade de identificar oportunidades de inovação e crescimento, a imagem da empresa no mercado sob a sua liderança, a sua própria reputação no mercado e a versatilidade e capacidade de se adaptar.
Diversidade
Segundo a CEO da Dasein, Adriana Prates, que participa do júri do “Executivo de Valor” desde 2010, a premiação tem refletido a evolução da diversidade nas empresas. “Sabemos que o caminho rumo à equidade é longo, mas a cada edição mais executivas estão entrando na lista – o que simboliza o crescimento de mulheres no alto escalão. Elas representam 30% dos premiados deste ano. Acredito que a cada nova edição vamos ver esse índice crescer e teremos lideranças mais diversas no pódio, representando um país tão plural como o Brasil.”
Segundo o Valor Econômico, no primeiro turno da votação deste ano, foram lembradas 101 lideranças femininas, representando 16% dos 643 indicados pelo júri. No segundo turno, 28 executivas estavam entre os 197 indicados. No resultado final, as executivas representaram cerca de 30% do total de premiados.
Considerado um termômetro das habilidades mais valorizadas em cada período econômico brasileiro, o “Executivo de Valor” é realizado desde o ano 2000 e já premiou mais de 230 lideranças. Parte da história da premiação, a Dasein participa do prêmio como jurada há 14 anos.