Solicite uma proposta
yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

No mapa global da liderança: Dasein EMA Partners Brazil

 

A Dasein une forças a um dos mais renomados grupos de recrutamento executivo e desenvolvimento de líderes do mundo: a EMA Partners

 

São vários os fatores que motivam a internacionalização de um serviço ou produto. Conquistar uma posição de destaque no mercado e estabelecer um modelo de negócio sustentável são pontos cruciais, por exemplo. É somando esses atributos a uma comprovada geração de valor para os stakeholders que a Dasein, ao completar 27 anos de atuação, expande suas fronteiras para mais de 30 países.

A partir deste mês, a consultoria, fundada em setembro de 1995 em Belo Horizonte (MG), passa a ser sócia de um dos maiores grupos internacionais de executive search: a EMA Partners, que tem sede na Inglaterra. Estabelecida nos principais centros de negócios do mundo, desde 1988, “a organização é reconhecida por atingir o estado da arte nos serviços de executive search e leadership consulting”, destaca a CEO da Dasein, Adriana Prates.

“O processo de análise desta nova oportunidade foi iniciado há alguns meses e resultou em uma revisão de processos e de negócio muito rica para todos os envolvidos, tanto para nossa equipe como para o vice-presidente da EMA, Philippe Eyer, que visitou a nossa sede. No dia 31 de agosto oficializamos a sociedade, o que tornou essa data um marco, pois ampliamos nosso potencial de atendimento, que agora é global.”

Ganhos para o setor executivo brasileiro

De acordo com Adriana Prates, a nova consultoria Dasein | EMA Partners Brazil vai trazer um forte incremento nas inovações e tecnologias para o setor, contribuindo com a antecipação de cenários e orientações estratégicas aos clientes. “Além da troca de experiências e acesso direto a práticas que são exemplos do segmento no mundo, vamos oferecer às sedes de multinacionais estabelecidas em outros países a mesma qualidade que já oferecemos a suas filiais no Brasil.”

Da mesma forma, a EMA Partners passa a contar com os padrões de excelência da Dasein na condução do atendimento aos seus clientes no país. “Vamos contribuir ainda para atrair novos negócios ao Brasil, pensando agora em nossa competitividade internacional e, visando as empresas estrangeiras que já estão no país, mas querem expandir os seus negócios.”

Segundo o diretor da Dasein, Daniel Rezende, integrar a EMA Partners, uma das principais empresas globais de executive search e consultoria de liderança, é mais um objetivo alcançado. “Fazer parte desse grupo que tem mais de 30 anos de história e é atuante em todos os setores industriais vai contribuir para que possamos exceder as expectativas dos nossos clientes com dedicação, foco e paixão. A Dasein | EMA Partners Brazil possui valores que promovem a confiança, honestidade e comunicação aberta com os clientes e a excelência profissional através do mais alto grau de integridade pessoal.”

EMA no Brasil: reconhecimento do setor de recrutamento

Em 2021, as principais consultorias de executive search em atuação no Brasil tiveram crescimento médio acima dos 40%, um sinal da forte importância do setor para a evolução de empresas e pessoas. De acordo com Adriana Prates, esse crescimento reflete um mercado que tem amadurecido e se profissionalizado.

“As exigências do setor de compliance, associadas às práticas necessárias de ESG, impelem as empresas a levar o recrutamento executivo a sério. Diminuiu o espaço para a contratação de profissionais que não estejam preparados e engajados para liderar em tempos tão incertos. Quanto mais profissionalizado é um modelo de gestão de uma empresa, mais preocupada ela estará em ter como parceiro empresas como a EMA Partners Brazil | Dasein Executive Search que se destaca pela ética, modernidade, abertura, atendimento humanizado e valorização da vida.”

A entrada da EMA Partners no Brasil, por meio da sociedade com a Dasein, representa novas possibilidades de negócios com os escritórios estabelecidos em mais de 30 países. “A Dasein passa a ter acesso ao mercado global de forma irrestrita, contribuindo para o crescimento da EMA, na mesma medida em que multiplica as próprias oportunidades de expansão. É a oportunidade certa no momento certo. Sempre nos preparamos para esse momento. Esse dia chegou e chegou em grande estilo”, sublinha Prates.

Conheça mais sobre o trabalho da EMA Partners ao redor do mundo (Clique aqui).

 

Dasein 27 anos: sete marcos que contam a história da empresa

 Sede própria em 1999. Com apenas quatro anos, a Dasein construiu um escritório personalizado e apto a realizar o trabalho com toda a confidencialidade necessária. Por meio de um projeto arquitetônico de vanguarda, foram priorizados o conforto, a ergonomia e a segurança da equipe. Esses fatores melhoraram a qualidade de vida do time, dos visitantes e clientes.

Do recrutamento especializado ao executive search. Em 2004, a Dasein crescia de forma consistente e atuava em projetos de analistas até diretores, mas o objetivo era mudar de patamar, evoluir do recrutamento especializado para o complexo cenário dos serviços de Executive Search no Brasil. Significativas mudanças foram feitas como renunciar a clientes importantes, trazer uma equipe mais sênior, contratar uma consultoria de ponta tanto para gestão como processos. Os investimentos eram elevados e as entradas foram fortemente reduzidas. “Tivemos que ser corajosos, arrojados e pacientes para que a estratégia se tornasse robusta a ponto de se materializar. Nossos processos passaram por uma forte evolução técnica e tecnológica, tivemos mudança em praticamente todos os clientes. Entre o tempo do plantio e da colheita, houve o tempo dos receios, mas persistir nessa direção nos provou dois anos após essa decisão que o executive search e os seus desdobramentos são a real vocação da Dasein. Dar um passo para traz a fim de avançar vários para a frente após um período muito desafiador. É preciso tomar riscos calculados e apostar muitas vezes na visão de futuro e na intuição”, destaca Adriana Prates.

Certificação internacional da AESC. Em 2009, buscamos a certificação da melhor e maior associação global para os serviços de executive search e desenvolvimento de líderes de alto escalão, a AESC, presente em mais de 70 países. O objetivo era ter acesso às melhores ferramentas e padrões de excelência do mundo, para contribuir para nossa evolução e posicionamento de vanguarda. O processo foi extremamente rigoroso e ao final de um ano a Dasein foi aprovada. “Desde então, aderimos aos padrões de excelência do nosso segmento, estando sempre alguns passos à frente em relação aos nossos concorrentes, sendo uma solução eficaz para contribuir para o contínuo crescimento dos nossos clientes”, relata Adriana Prates.

A certificação chegou em 2010 e, a partir de então, além de assimilar e adotar as melhores práticas do setor, a Dasein também contribui como conselheira AESC. Foram seis anos no Conselho das Américas e, atualmente, a empresa faz parte do Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão para a América Latina. “Estamos atuando ativamente para ampliar o número e a força das mulheres nos cargos de alta gestão e conselho nas maiores organizações brasileiras. Outra pauta que aderimos de forma bem direta é o combate ao etarismo. Para a Dasein, uma pessoa só precisa deixar de trabalhar quando ela não quer ou não consegue mais contribuir para a evolução de pessoas e organizações.”

Parceria com o renomado líder Lee Ellis. Em 2013, a Dasein trouxe pela primeira vez ao Brasil o escritor e guru americano Lee Ellis para uma série de eventos de celebração dos 18 anos da empresa. Segundo Prates, “dessa relação nasceu uma forte amizade e uma grande parceria de negócios, na qual somos a única consultoria fora dos Estados Unidos a sermos certificados na metodologia de assessment LBDNA, focada no desenvolvimento individual de líderes e na composição de equipes de alto desempenho.”

Rebranding da marca e canais de comunicação. Em 2020, a Dasein contratou um dos maiores especialistas em marca do Brasil, Thiago Colares, com o objetivo de rever os conceitos de branding e posicionamento no mercado. “Entendemos que precisávamos alterar a nossa relação com os nossos clientes e comunidade. De um profundo diagnóstico lançamos a nova marca, conceito gráfico, novos canais de comunicação com capacidade de dialogar frente a frente com todos os públicos das mais variadas tribos, idades, opiniões e vocações. Nasceu uma nova Dasein que tem profundo respeito pela história, pelo passado, mas que não renuncia às inovações tecnológicas e processuais que a nova economia requer.”

Foco no ESG. Em 2021, a Dasein deu início às regulamentações para se ajustar ao ESG. “Profissionalizamos ainda mais o nosso Conselho de Administração, contando com três conselheiros independentes, demos início a auditorias anuais e estamos em um processo profundo de adequação a todas as exigências da LGPD, modernizando a empresa em todas as esferas. Outro aspecto foi a digitalização e o lançamento oficial da metodologia própria a fim de fornecer todo o suporte necessário aos programas de Carreira & Sucessão das organizações. Lançamos o produto inédito no mercado, o D.East©, a ferramenta mais potente a fim de compreender e desenvolver o potencial humano de transformação social e realização que ele carrega em sua gênese”, frisa Prates.

Internacionalização com a Dasein | EMA Partners Brazil. Em agosto de 2022, a consultoria passa a fazer parte de um dos maiores grupos de executive search do mundo. Como sócios da EMA Partners, a presença da Dasein abrange os 5 continentes, mais de 40 escritórios espalhados por mais de 30 países e trocas com mais de 200 consultores sêniores a fim de atender os clientes de forma local, global e totalmente personalizada.

Conteúdos

Relacionados

Porque pensar a modernidade líquida nas empresas?

Porque pensar a modernidade líquida nas empresas?

Estudiosa, Ana sempre foi elogiada pelo desempenho no colégio,...
10 min de leitura
Vagas: faça parte da nossa rede de contatos

Vagas: faça parte da nossa rede de contatos

Você é apaixonado pela compreensão do ser humano? Busca,...
2 min de leitura
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.