yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Achados do time: cultura compartilhada

Pensar o mundo pela arte de Dylan e Scorsese

Escolha de Janice Valentim

Um mergulho na lendária turnê “Rolling Thunder Revue”, de Bob Dylan, e no interior dos Estados Unidos de 1975 e 1976: essa é a proposta do novo documentário de Martin Scorsese, escolha da consultora Janice Valentim. Ao reunir artistas como Joan Baez, Joni Mitchell, Ramblin’ Jack Elliott e Allen Ginsberg, a “turnê colaborativa”, e pouco típica para a época, ganha uma interessante abordagem do mestre Scorsese em um longa documental (mas que não deixa de flertar com a ficção).

Para Valentim, o que mais chamou sua atenção no filme foi a música composta por Dylan que relata a história de Hurricane Carter, uma promessa no boxe na década de 1960, que é injustamente acusado e condenado por um juri branco à prisão perpétua pelo homicídio de três pessoas. “Ler artigos, livros ou assistir filmes, além de inspirar muitas reflexões, é uma forma de estar alerta a realidades que não são aquelas que sonhamos para ninguém, onde há preconceitos, injustiças que vivenciamos em diversos cenários e contextos.”

O que: documentário “Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story” | Onde assistir: Netflix

Planejamento: uma bússola para universitários

Mariele Zapula

Concentração nos estudos, produção de conhecimento, provas, pressão para escolher onde se quer chegar. Diferente do que muitos pensam, a vida do universitário não é fácil. Sobretudo quando há um excesso de dúvidas sobre o caminho a ser trilhado ou sobre a identificação de um propósito. Esse é o ponto de partida do livro “Coaching para universitários: É planejamento que fala?”, selecionado pela consultora Mariele Zapula.

“O livro do admirado e querido professor universitário Altamir Fernandes de Oliveira traz lições, reflexões e orientações de como podemos utilizar ferramentas simples da administração e do coaching para planejar e direcionar nossos estudos e a nossa vida”. Tendo como público-alvo os universitários, a obra é de fácil leitura, com um conteúdo simples e direto e ensinamentos que podem ser absorvidos e praticados por todos os públicos. Por meio da demonstração de técnicas e exemplos de superação entre universitários, o livro mostra como métodos de administração podem auxiliar na construção de um planejamento eficaz e organização de rotinas.

O que: livro “Coaching para universitários: É planejamento que fala?” | Onde comprar: amazon.com.br

Reinvenção que faz rir e refletir

Rebeca Prates

Ser demitido não é fácil pra ninguém. Ser demitido depois dos 40 anos, em um mercado repleto de preconceitos, é um desafio ainda maior. “Os Estagiários”, filme dirigido pelo cineasta canadense Shawn Levy, consegue abordar esse assunto com leveza e humor, mas sem dispensar a reflexão, como ressalta a estagiária de Psicologia Rebeca Prates, autora da dica. O longa acompanha a história de dois vendedores de relógios (interpretados por Vince Vaughn e Owen Wilson) que ficam desempregados após a empresa fechar as portas. Sentindo a necessidade de se reinventar e mesmo sem entender nada sobre tecnologia, eles se candidatam ao programa de estágios do Google.

“A partir dessa experiência, podemos aprender muitas lições. Uma delas é que devemos procurar sair da nossa zona de conforto, principalmente quando as coisas não estão mais funcionando bem e assim nos esforçarmos diante das mudanças, nos adaptando a elas.” Outro aprendizado do filme, segundo Prates, é saber trabalhar em equipe, unir as diferentes habilidades de cada pessoa, independente da idade, gênero e cultura e usá-las a favor de todos para, no final, conseguir resultados melhores e mais completos. “Outra mensagem que o longa destaca: a importância de confiar em nosso potencial e acreditar que somos capazes de fazer coisas que muitas vezes nem imaginamos que poderíamos conseguir.”

O que: filme “Os Estagiários” | Onde assistir: Amazon Prime Video

Conteúdos

Relacionados

JORNAL: “EXECUTIVO DE VALOR” PREMIA 23 PRESIDENTES DE EMPRESAS

O prêmio “Executivo de Valor” chega à sua 16ª...

Como se relacionar com lideranças vaidosas? Dasein na mídia – Você S/A

Espelho, espelho meu Pessoas narcisistas tendem a ser maioria...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.