yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Achados do time: cultura compartilhada

Reinvenção que faz rir e refletir

Rebeca Prates

Ser demitido não é fácil pra ninguém. Ser demitido depois dos 40 anos, em um mercado repleto de preconceitos, é um desafio ainda maior. “Os Estagiários”, filme dirigido pelo cineasta canadense Shawn Levy, consegue abordar esse assunto com leveza e humor, mas sem dispensar a reflexão, como ressalta a estagiária de Psicologia Rebeca Prates, autora da dica. O longa acompanha a história de dois vendedores de relógios (interpretados por Vince Vaughn e Owen Wilson) que ficam desempregados após a empresa fechar as portas. Sentindo a necessidade de se reinventar e mesmo sem entender nada sobre tecnologia, eles se candidatam ao programa de estágios do Google.

“A partir dessa experiência, podemos aprender muitas lições. Uma delas é que devemos procurar sair da nossa zona de conforto, principalmente quando as coisas não estão mais funcionando bem e assim nos esforçarmos diante das mudanças, nos adaptando a elas.” Outro aprendizado do filme, segundo Prates, é saber trabalhar em equipe, unir as diferentes habilidades de cada pessoa, independente da idade, gênero e cultura e usá-las a favor de todos para, no final, conseguir resultados melhores e mais completos. “Outra mensagem que o longa destaca: a importância de confiar em nosso potencial e acreditar que somos capazes de fazer coisas que muitas vezes nem imaginamos que poderíamos conseguir.”

O que: filme “Os Estagiários” | Onde assistir: Amazon Prime Video

Pensar o mundo pela arte de Dylan e Scorsese

Escolha de Janice Valentim

Um mergulho na lendária turnê “Rolling Thunder Revue”, de Bob Dylan, e no interior dos Estados Unidos de 1975 e 1976: essa é a proposta do novo documentário de Martin Scorsese, escolha da consultora Janice Valentim. Ao reunir artistas como Joan Baez, Joni Mitchell, Ramblin’ Jack Elliott e Allen Ginsberg, a “turnê colaborativa”, e pouco típica para a época, ganha uma interessante abordagem do mestre Scorsese em um longa documental (mas que não deixa de flertar com a ficção).

Para Valentim, o que mais chamou sua atenção no filme foi a música composta por Dylan que relata a história de Hurricane Carter, uma promessa no boxe na década de 1960, que é injustamente acusado e condenado por um juri branco à prisão perpétua pelo homicídio de três pessoas. “Ler artigos, livros ou assistir filmes, além de inspirar muitas reflexões, é uma forma de estar alerta a realidades que não são aquelas que sonhamos para ninguém, onde há preconceitos, injustiças que vivenciamos em diversos cenários e contextos.”

O que: documentário “Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story” | Onde assistir: Netflix

Planejamento: uma bússola para universitários

Mariele Zapula

Concentração nos estudos, produção de conhecimento, provas, pressão para escolher onde se quer chegar. Diferente do que muitos pensam, a vida do universitário não é fácil. Sobretudo quando há um excesso de dúvidas sobre o caminho a ser trilhado ou sobre a identificação de um propósito. Esse é o ponto de partida do livro “Coaching para universitários: É planejamento que fala?”, selecionado pela consultora Mariele Zapula.

“O livro do admirado e querido professor universitário Altamir Fernandes de Oliveira traz lições, reflexões e orientações de como podemos utilizar ferramentas simples da administração e do coaching para planejar e direcionar nossos estudos e a nossa vida”. Tendo como público-alvo os universitários, a obra é de fácil leitura, com um conteúdo simples e direto e ensinamentos que podem ser absorvidos e praticados por todos os públicos. Por meio da demonstração de técnicas e exemplos de superação entre universitários, o livro mostra como métodos de administração podem auxiliar na construção de um planejamento eficaz e organização de rotinas.

O que: livro “Coaching para universitários: É planejamento que fala?” | Onde comprar: amazon.com.br

 

Conteúdos

Relacionados

“Antes de um ciclo de tendência se fechar, já estamos conectados ao próximo”

“Antes de um ciclo de tendência se fechar, já estamos conectados ao próximo”

Atravessar décadas com solidez e manter-se na dianteira é...

Inspire-se com Brian Glade

“Maturidade, valores fortes, comportamento ético e liderança compassiva são...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.