yFechar menu
Não encontrou?

Pesquisar...

Inspire-se com Gilberto Ayres Moreira

“O sucesso é verdadeiro e contínuo apenas quando conseguimos equilibrar vida profissional e pessoal”

Reconhecido como um dos advogados mais admirados do Brasil em Direito Tributário e Comércio Internacional pela Chambers and Partners LATAM, pela ITR World Tax, Legal500 LATAM, e pela Análise Advocacia 500, o nosso primeiro Inspire-se do ano é com o jurista Gilberto Ayres Moreira, sócio do escritório Ayres Ribeiro Advogados. Neste bate-papo motivador, o advogado compartilha conosco suas experiências de vida e profissão, referência de filmes e obras literárias que o emocionam, e ainda fala sobre a importância das pessoas para alcançar o sucesso e o reconhecimento.

O escritório Ayres Ribeiro Advogados tem figurado nas principais premiações do setor no Brasil e exterior. Quais são as competências fundamentais para uma empresa manter-se relevante no mercado e obter contínuo reconhecimento?

A busca por valor para os clientes e pela excelência na prestação de serviços ou na fabricação de seus produtos deve ser sempre o objetivo. Entretanto, não podemos esquecer que as empresas não existem e não produzem sem pessoas e que, como tal, o preparo da equipe é essencial para se alcançar o sucesso e o reconhecimento.

Não basta contratar e reter os melhores profissionais. Precisamos de pessoas que se dediquem e ofereçam aos nossos clientes a melhor experiência possível, tentando alcançar resultados que nem mesmo os clientes pensam serem capazes de conquistar. Para tanto, é essencial escolher e confiar em colaboradores e parceiros que possam lhe apoiar e difundir internamente os objetivos da empresa, para que assim todos os talentos caminhem na mesma direção.

Como uma referência em Direito Tributário, quais atitudes o senhor recomendaria para profissionais que também desejam ser modelos em suas áreas de atuação?

A busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante, não apenas quanto ao estudo do direito, mas inclusive quanto ao entendimento do negócio dos clientes. E não basta que isto seja um objetivo a ser perseguido pelos sócios dos escritórios, devemos buscar no mercado aqueles profissionais que também abracem estes objetivos, bem como oferecer um ambiente que leve a um relacionamento de continuidade com esses profissionais. Devemos instigar o crescimento intelectual,  profissional e a realização pessoal de nossos colaboradores, de forma que possamos criar uma equipe que nos permita crescer e nos destacar no mercado. A perda de um sócio ou de um advogado devidamente qualificado é uma perda sem precedentes. Por isso, devem ser estabelecidos mecanismos para a longevidade das relações profissionais entre a banca de advogados e os profissionais.

Além de todas as premiações já recebidas, quais outros momentos marcantes que o senhor destacaria de sua vida pessoal e profissional?

Premiações saltam aos olhos e nos enchem de orgulho, mas o que é realmente importante para mim é a satisfação dos clientes ao encerramento de cada projeto, bem como verificar que nossos serviços trazem valor e resultado para eles. O que me deixa verdadeiramente feliz e realizado é poder dizer o quão intensa e longeva é a relação profissional que mantemos com nossos clientes. Seja na construção de uma nova planta industrial, na instalação de uma hidrelétrica, na expansão de um sistema de comunicação, no lançamento de um novo produto, venda ou aquisição de uma nova divisão ou empresa, ver que fizemos parte de um caso de sucesso me faz muito feliz. Outra coisa que me deixa realizado é poder acompanhar o sucesso pessoal e profissional de tantos profissionais que já foram estagiários ou advogados sob a minha coordenação. O sucesso deles é o meu sucesso.

O senhor coordena o departamento de Direito Tributário e a equipe de comércio internacional do escritório, assessora empresas no Brasil e no exterior, participa como palestrante de várias conferências na área e também figura como membro de diversas associações. Como o senhor gerencia seu tempo diante de uma agenda tão atribulada?

Equilíbrio é tudo. Não é necessário dizer que ao longo desses anos muitos sacrifícios foram necessários e que por diversas vezes o lazer foi deixado de lado. Mas algo de bom há que vir com a idade e é com o tempo que tomamos consciência de que a família e a saúde física e mental não podem ficar de lado. O sucesso é verdadeiro e contínuo apenas quando conseguimos equilibrar a vida profissional com a família, o lazer, o estudo e as atividades físicas.

O senhor é referência no meio jurídico para muitos profissionais. Quais são as personalidades que o inspiram e porque?

Sempre tive sorte em minha vida profissional ao ter tido grandes profissionais como coordenadores e sócios. É em personalidades que buscam a excelência como Ayrton Senna que me inspiro para o constante crescimento. Não fossem homens e mulheres como Steve Jobs e Aung San Suu Kyi, por exemplo, não seríamos motivados a buscar mudanças em nossas profissões e as empresas a buscar melhores condições e resultados para seus clientes e colaboradores.

Poderia compartilhar conosco livros e filmes que foram marcantes em sua vida? Conte-nos um pouco sobre essas escolhas.

A literatura e o cinema sempre foram importantes para minha vida, trazendo inesgotáveis exemplos e modelos a serem seguidos e evitados. Recentemente assisti ao filme “O Mestre dos Gênios”, do diretor Michael Grandage, que fala sobre o trabalho do escritor Thomas Wolfe e seu editor Maxwell Perkins, o qual foi responsável pela descoberta e lançamento desse autor e de outros marcos da literatura americana como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. Outra obra memorável é “Whiplash – Em busca da Perfeição”, dirigido por Damien Chazelle, que trata da dedicação sem limites à profissão e do risco físico e mental relacionado a esse comportamento. Não há exemplo maior a demonstrar a necessidade de equilíbrio entre o pessoal e profissional para se alcançar a excelência e o sucesso na vida no médio e longo prazo. Essa coragem para quebrar paradigmas ao trabalhar na vanguarda sempre me emocionam.

Quanto aos livros, destaco por sua simplicidade e pela força como apresenta sua mensagem “O Alquimista”, de Paulo Coelho. Ele nos relembra como a realização de nossos sonhos está na maioria das vezes próxima e possível e como devemos procurá-la com paixão e prazer. Outra grande obra é “O Velho e o Mar”, de Hemingway, que reflete sobre a perseverança e a sorte, importantíssimas para uma carreira de sucesso.

Como esta é a primeira edição de 2017, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para os nossos leitores.

Muito se fala sobre 2017, especialmente sobre as dificuldades que os ajustes econômicos e financeiros ainda trarão. Apesar das incertezas e das previsões negativas sobre o período, uma coisa é certa – é na dificuldade que encontramos inspiração e forças para prosseguir e alcançar nossos objetivos. Desejo um excelente ano para todos!

Conteúdos

Relacionados

Inspire-se com Paulo Misk

Inspire-se com Paulo Misk

“Quando acontecer um problema isso nada mais é do...
Garimpo: as escolhas culturais deste mês

Garimpo: as escolhas culturais deste mês

Bach em violão Música para contemplar, relaxar e também...
Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.