Panta Rei Organizacional

*Por Louis Burlamaqui

O filósofo grego Heráclito é considerado um dos estudiosos que mais se aprofundou no tema mudanças e, de acordo com sua filosofia “Panta Rei”, nada nunca permanece sendo o que é, tudo flui, ou seja, muda.

Para ele, o que os seres humanos têm em comum é o fato de estarem em mudanças contínuas, e se são as pessoas que constroem as empresas e as fazem crescer e se desenvolver, não teria como elas ficarem estagnadas ou serem contrárias às transformações.

O papel do líder hoje é ser um “agente de mudança”. É ser capaz de traduzir as razões para mudar para uma linguagem simples e fácil, compartilhar uma visão que seja empática, vender ideias e engajar as pessoas a quererem entrar no barco.

O mundo não mudou, o mundo está mudando. Entender o lado gerúndio do verbo traz o espírito que cada líder deve ter em seu segmento.

Certamente que nenhuma mudança, seja de processo, regras, políticas, abordagem de mercado, produtos, modelo mental, entre outras, ocorrerá sem uma efetiva e coordenada execução. Assim encontramos então um segundo papel crítico do agente de mudanças: um executor de planos e projetos de mudança.

Uma vez que o agente de mudanças envolve, inspira e executa uma mudança com maestria chega-se ao novo estágio provável: uma nova mudança, um ajuste ou mesmo uma disrupção.

Uau! Nada é permanente então!

Aprendemos, desaprendemos e aprendemos continuamente!

Assim funcionarão as organizações do tipo “panta rei”, onde mudar é uma rotina.

*Louis Burlamaqui é escritor e CEO do Hatlas Institute

Conteúdos

Relacionados

“DNA do Comportamento de Liderança”

“DNA do Comportamento de Liderança”

Parceiro exclusivo da Dasein no Brasil, Lee Ellis acaba...
Inspire-se com Hélcio Guerra

Inspire-se com Hélcio Guerra

Habilidade com as pessoas, visão e coragem para encarar...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.