Executive Search e Leadership Consulting: um olhar atento para o futuro do mercado e suas transformações

Diante da situação que nosso país enfrenta nos últimos anos e que, segundo previsões, pode não haver diferenças significativamente positivas no curto prazo, muitos negócios e profissionais se veem apreensivos quanto ao futuro. Com o setor de Executive Search não é diferente. Sem dúvida, vimos o volume de negócios de search reduzir, mas vimos também clientes reverem estratégias de gestão de negócios e pessoas e buscarem serviços antes pouco demandados.

O dilema da sobrevivência implica muitas vezes em revisões estruturais e de posicionamento de negócios. Também não há como negar a revolução (ou será evolução?) nos costumes e comportamentos que levam necessariamente a mudanças importantes nos negócios e seus integrantes. E, é claro, como já tratamos em edições anteriores, a Quarta Revolução Industrial batendo à nossa porta e juntando todos esses movimentos de forma a demandar outras culturas empresariais, profissões e profissionais diferentes dos que temos hoje.

Nosso trabalho é estar sempre atento ao mercado e suas transformações e, com estas, também estamos evoluindo e nos transformando na busca pelo nosso objetivo de entregar o melhor para que nossos clientes se mantenham no rumo.

Parte das transformações em nosso negócio já são sentidas e se ampliarão no ano que vem. Demandada por nossos clientes que, ancorados na relação de confiança construída através do Executive Search, acreditam na experiência, visão estratégica e isenção profissional, nos vemos trabalhando em bons desafios e oportunidades de aprimoramento e oferta de outros serviços importantes ao seu negócio.

Mais do que encontrar talentos para as organizações, cada vez mais a assertividade nessa busca e na adaptação do profissional são primordiais diante da necessidade de aceleração da curva de aprendizado e maior produtividade com recursos menores.  Vimos os prazos para adaptação e entrega de resultados desses profissionais encurtarem. Com isso, o Search também precisa de mais celeridade enquanto mantém a qualidade e, para aumentar a taxa de sucesso do profissional, precisaremos apoiá-lo na chegada à nova posição e no seu autodesenvolvimento. A palavra da vez aqui é onboarding.

As cada vez mais frequentes revisões culturais, estruturais e do escopo dos cargos, geram mais demandas das organizações pela verificação da prontidão de seus profissionais para ocupar diferentes posições num futuro próximo requerendo, para isso, assessments de pessoas específicas ou de equipes inteiras, bem como o mapeamento e elaboração de planos de sucessão. Aliado a isso, o foco se volta ao desenvolvimento individualizado quando se fala em capacitação de lideranças visando resultados mais assertivos e economia com treinamentos amplos. Para isso, os serviços de coaching terão suas demandas aumentadas.

Num primeiro momento, parece não haver novidade alguma nisso, já que há muitas empresas especializadas nesses serviços. No entanto, para nosso negócio, o Executive Search, é uma tendência de ampliação do escopo e de diversificação. A nosso favor temos o conhecimento do mercado e suas tendências e a experiência do trabalho próximo ao cliente que permite ampla familiaridade com o negócio, a cultura e suas lideranças.

Assim, vemos para 2017, a consolidação do papel critico e fundamental do Executive Search como consultoria cada vez mais especializada em Leadership Consulting aumentando nossa contribuição para que os negócios se sustentem e prosperem no ambiente sócio-econômico-político-cultural que se avizinha.

Que venha 2017!

*Por Adriana Mata Machado – coach e consultora organizacional da Dasein Executive Search

 

Conteúdos

Relacionados

Como cuidar da (sua) empregabilidade

Como cuidar da (sua) empregabilidade

*Luiz Carlos Cabrera O conceito de empregabilidade eu comecei...
How can art influence your perception of another?

How can art influence your perception of another?

What does art teach us for our professional life?...
Não encontrou?

Pesquisar...

Receba novidades

Newsletter

Para acompanhar nossas novidades, insights e outros formatos de conteúdo, cadastre-se e siga conosco. Será um prazer ter a sua companhia nessa jornada.