Home / Coach Executivo / O que é
Aumentar Diminuir
LinkedIn Facebook Twitter YouTube Instagram Flickr
DNews
Blog
Clipping
 
Português Português
English English
MG +55 31 3291-5100
Dasein


Coach Executivo

Como Trabalhamos Metodologia O que é Coaching?
Aumentar Diminuir

* Adriana Prates

Coaching é uma relação de parceria estabelecida entre o Coach e o Coachee focada na concretização de metas com significativos ganhos profissionais e organizacionais. Toda reunião de coaching tem foco na meta e não no problema, atuando no presente a fim de realizar o que foi estabelecido para o futuro. É essencial que o Coach saiba fazer as perguntas corretas que provoquem a ampliação do nível de consciência do cliente (coachee), apontando para ações-chave que assegurarão todo o processo de mudança.

O Coach, além de possuir uma formação consistente na área precisa agir com respeito, ter orientação ética e padrões profissionais, precisa saber estabelecer confiança, escutar ativamente, fazer perguntas poderosas, ter uma comunicação direta, saber gerenciar o progresso do cliente, de modo a manter a atenção no que é importante, deixando-lhe a responsabilidade da realização das ações e tomada de decisão.

Segundo os padrões internacionais, o Coach deve também ser acessível, criativo, íntegro, ter bons recursos intelectuais, foco no consumidor, sabedoria interpessoal, habilidade de ouvir e de manejar paradoxos, além do próprio autoconhecimento. É a experiência de transformação pessoal que o Coach já teve que o habilita a conduzir outros nos processos de transformação.

Para iniciar um processo de Coaching, o cliente precisa estar pronto, preparado para o desafio, somente dessa forma ele obterá todos os benefícios que essa parceria pode proporcionar. Estar preparado inclui estar disposto a se esforçar para aumentar a consciência de si e utilizar desse conhecimento para “fazer acontecer”. Não basta apenas querer é preciso treinar e se desenvolver, portanto Coaching não é para todos e não atende a todas as demandas de desenvolvimento.

O Coaching tem suas particularidades e a principal delas é a necessidade de que o próprio cliente reconheça que precisa mudar e ser uma pessoa melhor, além de reconhecer esse aspecto, o cliente precisa se empenhar ao máximo a fim de que o seu propósito se concretize.

As razões para se adotar um coaching incluem a necessidade de melhoria da performance, do desempenho, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências tais como liderança, confiança, relacionamento, comunicação, administração de conflitos, melhoria do processo decisório, dentre outras.

Como benefícios e resultados mais comuns destacam-se a reorientação da atitude do cliente em face de seus talentos e de seus diferenciais, preferências, objetivos, valores e propósito de vida, com ganhos de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, concentração da sua energia vital de modo eficaz, pontual, objetiva e sem desperdícios. Preparação do cliente para atuar melhor no cargo atual e nas situações de promoção.

É muito importante destacar que transformar crenças e desejos em realidade requer muita entrega, disponibilidade mental, disciplina e prontidão para a mudança por parte do cliente e em contrapartida o Coach deverá sempre ouvir atentamente, descobrir e entender como o cliente pensa e fazer as perguntas certas que levem o cliente a agir em direção aos seus objetivos e alcançar as metas que ele julga importantes, equipando o cliente com ferramentas, conhecimentos e oportunidades para que ele possa se expandir.

* Adriana Prates é Presidente da Dasein Executive Search - Pós Graduada em RH Business pela Fundação Getúlio Vargas e especializada em Psicodrama Empresarial. Co-autora do livro Pontes do Psicodrama. Formada em coaching executivo nos modelos americano e europeu sendo uma das pioneiras no uso dessa metodologia no Brasil. É certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute e membro do ICF- International Coach Federation.


Preencha os campos e clique em "Enviar":





AFILIAÇÕES

A Dasein tem orgulho de ser membro da AESC.
Saiba por que contratar uma empresa membro AESC.

Tal