Home / Blog / O líder conectado na nova cadeia de valor
Aumentar Diminuir
LinkedIn Facebook Twitter YouTube Instagram Flickr
DNews
Blog
Clipping
 
Português Português
English English
MG +55 31 3291-5100
Dasein

Blog

Aumentar Diminuir
O líder conectado na nova cadeia de valor

06/04/2017

Por Paulo Gonçalves

Alvin Toffler, um dos mais importantes futurólogos do planeta, previu, na década de 1980, o que hoje observamos em cada “bit” trocado na internet: a geração de riqueza passou das mãos da produção para as mãos da informação. Os anos se passaram e os sistemas foram criados para permitir o processamento e precisão de informações, deslocando assim o foco da cadeia produtiva tradicional. Se antes estava concentrada na produção de bens, hoje está focada na prestação de serviços e experiência do usuário com determinada marca.

O poder está nas mãos do consumidor conectado a uma rede de outros consumidores. Eles ganharam voz e exposição suficiente para produzir informações, relatos e experiências capazes de alavancar, bem como derrubar corporações até então intocáveis.

Em uma economia que tem a informação como protagonista há espaço, antes limitado a pessoas e certos grupos econômicos, para o cidadão conectado que tem um propósito e está interessado em questionar o status quo, ou seja, a forma como determinados produtos e serviços são feitos hoje. Na era onde o conhecimento é abundante, há pessoas em todo o mundo, pensando e criando soluções que mudarão completamente a forma de consumir e se relacionar.

Temos exemplos de jovens empreendedores que lançaram tecnologias em suas garagens e se tornaram objeto de desejo, bem como plataformas que atraem bilhões de usuários. Esta evolução permite que qualquer um que lance uma ideia e que gere vantagem competitiva, possa ganhar milhões, talvez bilhões de dólares.

Digo isso, uma vez que o líder atual, conectado em sua cadeia de valor, deve perceber e aproveitar essa transição histórica na nossa humanidade como uma oportunidade - de um lado se derrubou as barreiras e podemos chegar em todo o globo e conquistar novos consumidores -  por outro lado, a importância do tratamento do ser como indivíduo e seu protagonismo perante sua marca, produtos e serviços.

É imperativo para o líder de hoje, ao pensar em seu modelo de negócio, avaliar estratégicas como: a “experiência do cliente” ao adquirir seus produtos/serviços, como diferencial competitivo por ser única para cada um; “criação de nichos” – conceito de Cauda Longa, na qual pode se especializar e interagir com público personalizado, se distanciando da concorrência e melhorando a eficiência; proporcionar um ambiente para a convivência entre gerações e, por fim, ter consciência e flexibilidade para viver essas mudanças e permitir a adaptação contínua e a prosperidade do negócio.

Como disse Heráclito, filósofo grego ainda em 500 a.C. “A única constância é a mudança”.

*Paulo Gonçalves é psicólogo empresarial, coach executivo e consultor associado da Dasein em São Paulo.

Clique aqui e leia todo o conteúdo da DNews de março!


Gostou do artigo? você pode se inscrever em nosso canal e receber todos que ainda iremos disponibilizar. Cadastre-se abaixo:

Notice (8): Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' [APP/views/blog/post.ctp, line 60]
Notice (8): Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' [APP/views/blog/post.ctp, line 60]
http://dasein.com.br/pt/blog/post/1478/o-lider-conectado-na-nova-cadeia-de-valor">

Categorias: DNews


Imprimir
Compartilhar:
Indicar a alguém:



Enviar
Postar um comentário

(Sujeito a moderação)



Enviar
0 comentário(s) para esta matéria
AFILIAÇÕES

A Dasein tem orgulho de ser membro da AESC.
Saiba por que contratar uma empresa membro AESC.

Tal